Muitas lojas de roupas costumam ser pequenos negócios locais, administrados por uma ou no máximo duas pessoas. Para ajudar, falamos a seguir sobre quais as funcionalidades que um programa de gestão empresarial para lojas de roupas deve ter para serem realmente eficazes. Confira!

Lojas de roupas são negócios que podem crescer conforme conquistam clientes em sua cidade de origem. Mas para que esse crescimento seja possível, é importante estar atento às novas tecnologias. Assim, você poderá sair na frente dos concorrentes.

Afinal, em se tratando de comércio, há sempre um número alto de novos empreendimentos surgindo ao redor.

É nesse contexto que aparecem os programas e softwares de gestão empresarial para lojas de roupas. Eles são capazes de otimizar o atendimento ao cliente, facilitar o pós-venda e ainda ajudar na revenda e nas finanças.

Tudo isso é essencial para organizar o fluxo de caixa e garantir o pagamento de fornecedores e funcionários em dia.

Programa de Gestão de Lojas de Roupas: O Cadastro Completo dos Clientes

mulher computador loja de roupasUma funcionalidade essencial de um programa para lojas de roupas está em um cadastro de clientes completo. Especificamente para esse negócio, aquela pessoa que comprou uma peça com você tem uma boa afinidade com o seu estilo, e poderá voltar.

Ou seja: você vai querer um software em questão com opção de cadastramento completo. Ele deverá ir desde os dados básicos até notificações de vendas realizadas e até mesmo de aniversários, por exemplo.

Esse tipo de cuidado, como lembrar de uma data importante, fideliza ainda mais o cliente. Isso o mantém sempre comprando mesmo com outras opções disponíveis.

Quando se trata do comércio, esse tipo de atitude é o que faz toda a diferença. Inúmeras pesquisas mostram que não é apenas o preço que torna uma loja predileta de seu público. A forma de atender e a atenção dada são partes fundamentais do sucesso.

Controle de Estoque das Peças

Essa funcionalidade dá mais liberdade aos funcionários para que eles possam atender com melhor qualidade e também evitar desperdícios.

O controle de estoque é fundamental em uma loja, mesmo que ela seja pequena. É preciso saber qual peça sai com maior frequência, qual não vale a pena o investimento e quanto ainda há disponível para oferecer aos clientes.

Quando uma venda em potencial é perdida por desorganização nesse sentido, é hora de começar a pensar em soluções práticas, simples, porém efetivas. Um programa de gestão cumpre bem esse papel.

Loja de Roupas e Controle Financeiro

mulher roupas lojaA maioria das lojas possui um programa que lida com o fluxo de caixa, como a abertura e fechamento, sangrias e suprimentos. Porém, é importante saber que quanto mais completo o software for, melhor para o andamento do negócio.

A dica é optar por um programa que envolva todos os itens dessa lista e ainda lide bem com o caixa da loja. Assim será possível uma unificação completa de todos os setores.

Um programa ideal tem previsões financeiras, relatórios sempre à mão e de forma automatizada, além de lidar com o dia-a-dia de forma eficaz.

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Por incrível que pareça, ainda existem lojas que trabalham com notas fiscais manuais ao invés das eletrônicas. A maioria delas opta por essa modalidade justamente por não ter um software emissor de NF-E para gerar a nota eletrônica.

No entanto, se a sua loja começa a colecionar muitos clientes, pode ser muito trabalhoso continuar com essa prática. Portanto, a dica é que o programa escolhido tenha a opção de imprimir tanto o cupom de venda quanto a NFC.

Isso facilita a venda e evita filas desnecessárias, especialmente em épocas de grande movimento, como natal e datas comemorativas.

Armazenamento Seguro para a Gestão da Loja de Roupas

loja de roupas vendedoraPor fim, é importante que a loja opte por softwares que tenham segurança de armazenamento. Alguns programas de gestão empresarial  mantém os dados na nuvem, evitando que sejam perdidos caso haja algum problema na rede interna.

Outra boa dica é testar o programa antes de fechar negócio. Atualmente, a maioria das empresas trabalha com essa opção, que geralmente é de 30 dias para decidir se a loja consegue ou não se adaptar com o novo software.

E a dica final é sempre pesquisar a respeito dos programas e saber se eles contam com suporte técnico e auxílio em caso de dúvidas.

Autoria: Artigo desenvolvido pela equipe da Gestão Click.