Organização diária, como se organizar e não perder tempo!

Escrito por

Organização diária…

Com a frequência do uso da agenda, você começará a aprender a administrar seus horários para que o seu dia fique cada vez mais simples.

Você perceberá que duas ou mais tarefas poderão ser feitas em horários seguidos, por serem similares ou estarem em locais físicos próximos.

Por exemplo, se você tem dentista marcado para a hora do almoço e tinha planejado pegar o sapato no conserto no fim do dia, sendo que o dentista fica próximo do sapateiro, você pode sair do dentista e ir pegar o sapato logo em seguida, tudo na hora do almoço.
Assim, você não se desloca para o mesmo lugar mais de uma vez ao dia.

Organização diária – Antecipe os imprevistos

As distrações e os imprevistos podem destruir todo o planejamento do seu dia, por isso, deixe um intervalo de 30 minutos entre uma atividade e outra que possa se prolongar além do previsto.

Filas de banco e engarrafamentos são exemplos disso: você calculou levar só 40 minutos para ir ao banco, mas, e se só tiver 2 caixas abertos?
A fila estará enorme e você levará mais de 1 hora para conseguir sair.

Aproveite este tempo dentro do banco para fazer as ligações que precisava ou ler a revista que está na sua bolsa há 1 semana e você não consegue sair da 1ª. página.

Assim, você já elimina algumas tarefas do dia.

Tendo o dia todo planejado na sua cabeça, você aproveita essas brechas para adiantar alguma ação, esse é um dos benefícios de se manter organizado.

Cada minuto do seu dia deve ser precioso para você, assim, você passará a evitar que se distraia e perca alguns dos minutos que poderia estar produzindo.

Uma boa dica é colocar o alarme do seu relógio de pulso ou do seu celular para tocar a cada 30 minutos ou a cada 1 hora.

Quando o alarme tocar, você deverá estar em alguma das ações definidas na agenda – e não perdendo tempo navegando na internet, por exemplo.

Dupla jornada? Organize também a agenda da família

Organização diária : Para quem não mora sozinho, ter uma agenda da família ajuda muito a otimizar as atividades de cada um.

O ideal é manter na cozinha ou em outro lugar da casa um calendário com as atividades de cada um, sejam os compromissos ou tarefas de lazer.

A reunião de escola, a natação, o aniversário do amiguinho, enfim, tudo o que cada um faz deve constar no calendário.

A família toda irá se beneficiar, além de todos saberem onde os outros membros da casa estão naquele momento.

Um dos benefícios é a administração do tempo: tarefas similares ou próximas poderão ser feitas pela mesma pessoa: se você vai pegar seu filho na escolinha de futebol e seu marido ia pegar o cachorro no veterinário, você pode ir ao veterinário enquanto seu filho está na escolinha.

Assim, seu marido pode chegar em casa mais cedo e já preparar o jantar – não é uma ótima ideia?

Organização diária –  Como evitar os compromissos simultâneos

Organização diária agendaEste calendário da família também é ótimo para ninguém esquecer de um compromisso marcado há algum tempo, como as reuniões e passeios da escola, além de evitar que compromissos diferentes sejam agendados na mesma hora.

Pode acontecer de você ter uma consulta médica marcada na sua agenda pessoal e, quando você vê a agenda da família para a semana seguinte, percebe que seu médico é no mesmo horário da apresentação de balé da sua filha.

Com alguns dias de antecedência, você consegue reorganizar sua agenda sem estresse, mas se você só perceber algumas horas antes este conflito de horário, seu dia e seu humor vão mudar completamente, não é mesmo?

Por isso antecipar-se é essencial, mas só é possível tendo uma agenda organizada – sua e da família.

Adquira uma rotina e tenha mais tempo livre

Nem todos são adeptos de uma rotina, acham chato sempre fazer tudo no mesmo horário e do mesmo jeito, o que concordo totalmente!

Organização diária agenda tel.Mas nem tudo no seu dia precisa ter hora para começar e terminar, isso serve para os compromissos e obrigações de cada um.

Imagine se a gente só pagasse as contas quando tivesse vontade?
Já ir ao cinema ou tomar um sorvete na esquina é o tipo de coisa que fazemos quando temos vontade – e, principalmente, tempo!

Por isso, ter uma rotina para os compromissos é tão importante: com o seu dia organizado, você terá mais tempo livre para fazer o que gosta, como tomar um sorvete.

Se você ainda está resistente a mudar completamente seus hábitos e sua maneira de viver, faça um teste: adote este novo método de organização durante 1 semana.

Veja se o seu estresse não irá diminuir, se os seus filhos não irão perceber como você está mais leve e tranquila.

Seu humor será o seu guia: se depois de uma semana você perceberá que riu muito mais do que costumava, então se adapte à nova rotina e tenha uma vida muito mais feliz.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: charles chan *, Ernest (dwchiang)