Hoje em dia ter um site e estar online deixou de ser um diferencial para se tornar algo indispensável.

O Brasil já é o quinto país com mais conexões do mundo, totalizando 57,2 milhões de pessoas que navegam regularmente.

Além disso, no Brasil a internet já se tornou o terceiro veículo com maior alcance: 87% dos usuários utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços.

Aqui ajudamos você a montar o seu próprio site e marcar presença online, independentemente de você trabalhar em casa ou ter sua empresa.

Primeiro Passo: Defina o Objetivo do seu Site

computadorO primeiro passo é definir o tipo de site que você precisa.

Cada empresa, cada mercado, pode apresentar necessidades diferentes, que vão ser fundamentais para que o visitante sinta-se bem com o uso e com a página.

Isso pode ser definitivo para converter a visita em cliente e que, consequentemente, o internauta sinta-se bem com a sua empresa.

Pensar previamente no que o site precisa ter é importante para definir e entender que página você quer montar.

Além das páginas básicas como “quem somos” e “contato”, você provavelmente vai querer descrever o seu produto ou serviço.

E para cada produto ou serviço, vai precisar de uma página especial? Pretende ter um chat online? E o contato? Será por meio de um formulário ou apensa disponibilizará o e-mail comercial?

Todas essas questões são fundamentais e, mesmo que pareçam óbvias para você, colocá-las no papel ajudará a começar a visualizar, mentalmente, como o site vai ficar.

Escolha uma Plataforma para o seu Site

computadorAgora que já tem uma ideia mais clara do que espera para o seu site, vamos para o segundo passo, onde vamos definir a sua plataforma.

A plataforma, por sinal, é tão importante quanto o resto do projeto, pois é nela que você produzirá todo o conteúdo.

Você a acessará diariamente; logo, ela precisa ser simples e objetiva, além de atender suas necessidades.

Hoje existem muitas plataformas disponíveis. As mais populares são o Joomla! e WordPress – cada uma com suas características e peculiaridades, assim como vantagens e desvantagens;

Ambas as plataformas são CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo), ou seja, funcionam para facilitar a atualização e gestão do conteúdo do seu site.

Vantagens do WordPress

wordpressA vantagem do WordPress é a facilidade de uso, pois tudo é muito intuitivo e as funções são bem claras.

O número de plug-ins disponíveis também é um grande ponto positivo, pois muitos deles podem facilitar a sua vida na hora de otimizar ou alterar alguma coisa.

Ele possui um número enorme de temas disponíveis, e mesmo os “temas premium” são baratos, funcionando como ótimas opções caso o seu orçamento para o site esteja baixo. Sites como o da Ford e MTV utilizam a plataforma.

O WordPress é uma plataforma mais amigável – mais fácil para se administrar o conteúdo do site.

Vantagens do Joomla!

joomlaJá o Joomla! é uma excelente opção para quem quer começar com um site mais simples mas pretende, futuramente, otimizar as funcionalidades.

Ele exige um pouco mais de paciência e conhecimento, pois não é tão simples nem intuitivo, mas ainda assim tem uma comunidade bastante ativa caso necessite de suporte.

Enquanto o WordPress é indiscutivelmente a melhor plataforma para se montar um blog, o Joomla! oferece mais possibilidades de desenvolvimento de sites para e-commerce.

Aonde Hospedar o seu Site

O terceiro passo básico é definir a hospedagem do seu site.

Existe o site WordPress.com, que oferece várias opções de hospedagem, desde gratuita até paga. No entanto como essa não é a especialidade deles, o valor é relativamente mais caro, além de você utilizar uma hospedagem compartilhada (compartilha um servidor com outros sites).

Segundo a Hostgator, empresa de hospedagem de sites, o número de pessoas que migra de servidores simples para servidores mais incrementados é muito grande, e representa pelo menos 30% das novas aquisições.

Isto porque é normal que na fase inicial do site o usuário procure pela solução mais barata, sem levar em consideração características técnicas. Portanto, antes de decidir pela hospedagem, pesquise bastante!

Recomendamos que você analise bastante as opções e solicitem pelo menos cinco orçamentos de lugares diferentes. Os valores podem variar bastante e, no final, talvez a melhor opção poderá ser um template pago para a plataforma que escolheu.

Autoria: Texto elaborado por Henrique Vieira, da equipe da HostGator.