Considerando a importância que a maioria das pessoas atribuem a seus veículos, escolher o melhor mecânico pode, literalmente, significar a diferença entre a sobrevivência financeira e a ruína.
[clear]
[space]
[h2 type=”2″] Que tipo de oficina mecanica?[/h2]
A auto mecânica realiza a manutenção e reparo em todos os diferentes tipos de veículos, desde automóveis pequenos até mesmo caminhões e ônibus.
Muitos profissionais se especializam em determinados tipos de serviços e produtos, seja no conserto do motor, sistema elétrico ou eletrônico, ar-condicionado, pintura e muito mais.
A mecânica geral frequentemente realiza manutenção preventiva, como a reposição de vários fluidos, troca dos filtros, rodízio de pneus, diagnóstico de motores etc.
Quando um automóvel não está funcionando corretamente, o mecânico seguirá as orientações de resolução de problemas para diagnosticar, reparar ou substituir as peças danificadas.
No Brasil, existem muitos profissionais deste setor que desejam ter o seu próprio negócio, mas não fazem ideia do que seja necessário.
[h2 type=”2″] Primeiros passos antes de abrir sua oficina[/h2]
Inicialmente, levante todos os dados para abrir uma oficina.
Veja a documentação exigida, estrutura física, equipamentos e ferramentas, móveis e equipamentos para a parte administrativa, mão-de-obra, localização, entre outros itens.
O local escolhido precisa ser amplo, limpo, ventilado e bem iluminado.
[h2 type=”2″] Equipamentos e ferramentas necessárias para abrir uma oficina[/h2]
A seguir, veja os equipamentos e ferramentas básicos para a abertura do negócio:
– Alinhador de direção;
– Medidores e aparelhos de verificação;
– Cabos para baterias;
– Compressor de ar;
– Controlador de circuitos elétricos;
– Desandador;
– Elevador automotivo;
– Equipamento de controle e diagnóstico automotivo;
– Ferramentas nos seguintes estilos: chaves de roda, chaves de boca, soquetes, chaves combinadas, chaves de fenda, alicates de vários tamanhos etc;
– Fresas;
– Gruas hidráulicas;
– Macaco hidráulico;
– Macaco tipo jacaré;
– Manômetro (para aferir pressão de motor, combustível e arrefecimento);
– Multímetro digital;
– Morsa;
– Paquímetro;
– Prensa hidráulica;
– Recuperador de óleo;
– Relógio comparador;
– Scanner automotivo;
– Solda;
– Torquímetros;
– Torno mecânico e mais.
[h2 type=”2″]É importante ter a certificação[/h2]
Outra qualidade que o mecânico deve buscar ao montar sua própria oficina é a certificação.
No mercado, existem centenas de profissionais talentosos que instintivamente entendem de motores e que buscam sempre melhorar suas habilidades.
[clear]
[space]
[blockquote]O certificado em si não só garante conhecimento, bem como mostra que o mecânico leva sua profissão a sério o suficiente para buscar mais entendimento.[/blockquote]
[h2 type=”2″]Os principais serviços prestados pela oficina[/h2]
Uma oficina mecânica é, inicialmente, uma prestadora de serviços.
Nela não há venda de mercadorias e o consumo de produtos engloba apenas os artigos fundamentais para a realização do trabalho.
Nos centros de reparação automotiva, os principais serviços prestados são: alinhamento, balanceamento, blindagem, conversão de combustível, funilaria, injeção eletrônica, lanternagem, retificação de motores, substituição de filtros, verificação de sistema elétrico-eletrônico, pintura, revisão e troca de óleo.
[h2 type=”2″] Dicas antes de montar seu negócio [/h2]
Não se esqueça, também, dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como óculos de segurança com proteção, protetores auriculares, luvas, calçados de segurança etc.
Tenha em mente que, agora, você é um empreendedor e deve trabalhar de acordo com regras, orientações e estratégias.
Para isso, essas e outras informações podem ser obtidas com especialistas e consultores do assunto, como o SENAI e SEBRAE, além de entidades do setor.
Por fim, iniciar o seu negócio da forma correta e da melhor maneira possível é fundamental para quem quer ficar estável no mercado e se tornar financeiramente independente.