Bares e restaurantes de todos os tamanhos estão se reinventando totalmente na direção do delivery de marmitas especiais – efeito da pandemia do novo coronavírus que tomou o mundo de assalto. Mesmo com a reabertura gradual desses estabelecimentos, muitos deles preferem se adaptar ao novo normal gastronômico, já que novas ondas da doença podem facilmente acontecer, ameaçando-os repetidamente. Fique por dentro do novo modelo de negócio do setor.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Os Riscos da Reabertura de Bares e Restaurantes[/h2]
Apesar do sinal verde em muitas cidades brasileiras os riscos de encontros presenciais em bares e restaurantes continuam os mesmos.
Muitos estabelecimentos não estão observando a distância mínima entre as mesas, a preferência por mesas nas calçadas e até mesmo a diminuição do número de lugares. Medidas que evitam a aglomeração.
Um garçom sem luvas pode se contaminar recolhendo um copo usado, por exemplo. E poderá espalhar o vírus não só para toda a equipe de trabalho como também para outros clientes.
Espaços como balcões e filas do banheiro são altamente desencorajados. Dentro do toilette vaso sanitário, papel higiênico, descarga, torneira e maçanetas correm grande risco de apresentar o vírus da covid-19.
Ou seja, é muito arriscado. Os donos de bares e restaurantes mais conscientes estão buscando uma forma alternativa para continuar suas atividades.
[h2 type=”2″ width=””]Delivery de Marmitas em Tempos de Covid-19: o Restaurante Até o Cliente[/h2]
Estabelecimentos de reputação tem procurado levar a experiência física de seus clientes para a casa deles. Afinal, ir a um bar ou restaurante é mais do que sobre comer: é viver um ambiente, um atendimento, uma atmosfera que evoca diversas emoções.
Isso inclui a alta gastronomia dos restaurantes mais exclusivos. Mas independente do número de estrelas do estabelecimento, a ordem do dia tem sido levar, via marmita, a experiência do bar ou restaurante.
Isso pode ser feito carregando nas marcas registradas do lugar. O que os clientes mais apreciam quando vão até você? A marmita pode, por exemplo, vir em caixas com uma bela foto do salão principal.
Sua toalha de mesa é xadrez? Mande folhas tipo jogo americano com a mesma estampa, para simular o almoço ou jantar. O design do menu é diferenciado? Envie uma cópia em papel com a mesma identidade visual do original, para que os clientes consultem nos proximos pedidos.
E o chef sempre pode escrever, à mão, um cartãozinho de agradecimento pela preferência.
[h2 type=”2″ width=””]Delivery de Marmitas: Tire Partido das Redes Sociais[/h2]
Se o seu bar ou restaurante se destaca pela música ambiente, crie uma playlist no Spotify com algumas delas, para o cliente tocar na hora da refeição. Divulgue a conta por meio de impressão no guardanapo, embalagem ou menu.
Crie lives para ensinar a preparar um prato popular. Você pode até mesmo vender um kit com ingredientes para o cliente fazer ao mesmo tempo.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Dark Kitchen: Mercado que Tende a Crescer[/h2]
Infelizmente muitos bares e restaurantes não resistirão à crise e fecharão. Mas o negócio em si pode continuar sobrevivendo ao novo normal.
Vale a pena tentar se adaptar ao modelo dark kitchen, que são estabelecimentos que nunca contaram com espaço físico. Sempre foram feitos para entregas à domicílio.