Faça um Bom Controle de Estoque para sua Loja

Escrito por

O controle de estoque é uma das atividades mais importantes de qualquer negócio que trabalhe com produtos físicos. Quando falamos sobre lojas, isso se torna ainda mais crítico. Entenda por que – e aprenda a fazer o seu.

Como o reabastecimento do produto nos estoques em geral não ocorre de forma tão ágil como em uma indústria, é muito importante entender bem dessa área – e saber administrá-la.

Negligenciar essa questão pode afetar diretamente seu volume de vendas a saúde do seu negócio.

Estoque e o Atendimento da Demanda

Basicamente, o controle de estoque visa assegurar que os produtos que você vende estejam disponíveis 100% do tempo em seu negócio. Isso significa jamais deixar de atender a necessidade de compra do seu cliente pela falta de algum item em sua loja.

Imagine que alguém pede por um produto qualquer, como uma almofada. Você vendeu o último item no dia anterior e é obrigado a informar que não poderá realizar a venda. Nesse momento, três coisas acontecem:

  • Você perde dinheiro
  • O cliente se frustra com sua loja, correndo o risco de ele jamais voltar
  • Sua loja provavelmente ganhará uma fama ruim com as pessoas próximas ao cliente perdido

Se isso acontece com um cliente, trata-se de um pequeno problema. Mas já imaginou se acontece com vários? O controle de estoque ajuda a evitar esse tipo de situação.

A ideia é prever a demanda e a medir periodicamente o estoque, para saber se os dois estão alinhados.

A Gestão dos Prazos

controle de estoque mulherUm elemento muito importante sobre o controle de estoque é o prazo de reabastecimento. Imagine por exemplo, que o tempo entre o pedido e a entrega de um determinado produto seja de 15 dias.

Se você não controlar de forma eficaz os itens que ainda possui, provavelmente só identificará a necessidade de compra quando o estoque estiver muito baixo ou zerado. Daí você faz o pedido, porém a quantidade disponível só atende por mais cinco dias e o estoque zera.

Não seria mais interessante se o produto fosse recebido pouco antes de sua reserva se esgotar? Assim sua loja teria os itens disponíveis para venda de forma ininterrupta, assegurando o atendimento da demanda.

Controle de Estoque Diminui Riscos

Outra vantagem do controle de estoque está na redução da exposição da sua loja a problemas externos.

Se, por exemplo, um fornecedor não consegue entregar determinado produto conforme suas necessidades, isso pode ser um grande transtorno. É preciso encontrar algum substituto com urgência.

camisas loja

Quanto mais antecedência você tiver para consultar a disponibilidade do item e realizar o pedido, mais fácil será fazer remanejamentos desse tipo. Mesmo que falhas externas afetem o seu ciclo natural de trabalho, existirá tempo para ações de correção.

Gerindo o Fluxo de Caixa

O controle de estoque afeta todas as demais atividades do seu negócio. Desde à logística de recebimento e armazenamento (transporte) até as questões contábeis, sua cadeia produtiva é afetada. Um dos aspectos mais críticos nessa relação é o seu fluxo de caixa.

Como você planejará o controle dos seus desembolsos e recebimentos se não souber o volume esperado de aquisições para o próximo período? Não há como.

A clareza sobre os itens e as quantidades de aquisição afeta diretamente suas previsões e o controle financeiro para atendê-las.

A Tecnologia e o Controle de Estoque

estoqueFicou claro o quão importante é um fluxo de estoque bem feito. Não se trata apenas de uma atividade, mas de todo o funcionamento de sua loja. Muita atenção na forma como você lida com a questão, especialmente com o provável aumento nas vendas de final de ano.

Uma dica para garantir a gestão assertiva e contínua é aplicar ferramentas que automatizem a atividade.

Por meio de programas de gestão, como ERP, e aplicativos específicos para o controle de estoque, você será capaz de manter os volumes disponíveis sempre condizentes com a demanda, de forma ágil e simplificada.

Por meio deles é possível obter análises que facilitem suas previsões e ter todas as informações centralizadas em um único lugar. Também cadastrar prazos de reabastecimento e criar alertas que sinalizem volumes de segurança.

Não existem mais desculpas para deixar de atender todos os seus clientes!

Autoria: este artigo foi desenvolvido pela equipe da Gestão Click.