Não há por que perder o contato com clientes durante o distanciamento da quarentena. Se você possui um negócio físico, presencial, deve estar preocupado em perder vendas ou desaparecer da memória do seu público. Mas com alguma dicas simples – e enorme ajuda das redes sociais – você pode contornar a situação. Veja como.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Contato com Clientes: Avise que o seu Negócio Continua na Ativa[/h2]
Na cabeça do público geral existe a impressão de que tudo parou de funcionar com os decretos de quarentena pelo Brasil. Mas não é bem assim – e todos precisam saber disso.
Portanto a primeira ação é divulgar nas redes sociais que sim, seus produtos e serviços continuam na ativa.
Muito provavelmente não da mesma forma que antes, de portas abertas para a clientela ir e vir. Então explique, detalhadamente, de que forma ela pode adquirir o que você oferece.
Estas são informações que deverão estar em destaque no Facebook, Instagram e qualquer outra rede social que você movimente. Você poderá divulgar num local fixo do perfil ou postar diariamente um aviso, de preferência ilustrado.
Se você possui uma loja, imprima um aviso bem chamativo de que as atividades prosseguem, e como. Prenda do lado de dentro da sua vitrine.
Aqui a melhor forma é divulgar o site ou telefone de contato onde os pedidos poderão ser realizados. O Whatsapp é uma ótima maneira de estar em diálogo dinâmico com os clientes.
Fotografe os produtos solicitados. Envie em forma de mensagens para o cliente conferir. Informe o total da compra e combine a forma de pagamento.
Talvez até seja a hora de criar um e-commerce oficial a partir do que você vende.
Para entregas use os Correios, serviços de frete ou motoboys.
[h2 type=”2″ width=””]Use e Abuse das Redes Sociais[/h2]
Mas você não quer que essa seja a última vez que seus clientes comprem de você, certo? Então vai precisar atrair constante atenção dele. E as redes sociais estão aí para isso.
Publique postagens constantes – mas sem exageros. Uma por dia, ou a cada dois, é suficiente. A mensagem deve ser bem direta e de preferência com uma imagem relevante para ilustrar.
Prefira fotos tiradas por você mesmo ou sua equipe. Seu público vai identificar o ambiente, a carinha dos produtos, e vai reagir ainda melhor à mensagem.
Fique extremamente atento a todos os canais de contato oferecidos pelas redes sociais. Perguntas nos comentários das postagens, mensagens privadas… tudo isso pode se tornar uma venda.
No mais, engaje seus clientes com publicações que chamam para a interação. Faça pesquisas de opinião – simples de criar com as ferramentas gratuitas já disponíveis online.
[h2 type=”2″ width=””]Contato com Clientes: Aposte nos Eventos[/h2]
A esta altura você já ouviu falar nas lives, né? São eventos transmitidos ao vivo nas diferentes plataformas sociais. Ali você pode conversar com seu público pessoalmente (mas à distância).
É atraente porque ele poderá humanizar todo o contato online.
A ideia é bater um papo, ser espontâneo, como se na presença de amigos.
Para isso você precisa pensar, primeiro, o que vai apresentar na sua transmissão. Uma entrevista com um cliente VIP (ele de casa, em tela compartilhada)?
Uma pequena palestra sobre um assunto a fim ao seu negócio? Perguntas e respostas, com o público perguntando na hora e você explicando?
Mostrar e explicar os produtos mais vendidos?
Bem, deixe sua imaginação voar. Seja sempre cordial, bem informado e esteja sempre atento ao feedback dos seus espectadores, que surgem em tempo real.
Não se esqueça de anunciar o evento com pelo menos 24 horas de antecedência. E cative seu público!
Outra maneira de explorar um recurso online ao vivo de imagem é o bom e velho Skype – ou qualquer outro app de videoconferência. Você pode marcar um encontro com seus clientes e falar sobre os produtos oferecidos, tirar dúvidas e estreitar essa relação.