Como Controlar as Finanças da Empresa

Escrito por

Apesar do planejamento financeiro de um negócio precisar ser gerenciado por especialistas, é sempre importante saber em quais direções seguir na hora de controlar investimentos, entradas e saídas de dinheiro.

Gerenciar um negócio não é uma tarefa simples. É preciso estar atento às mudanças do mercado e apostar em processos inteligentes para acompanhar os resultados da empresa.

Nesses momentos, um planejamento adequado fará toda a diferença sobre o caminho que a organização entrará. O controle financeiro é tão fundamental como difícil, já que é preciso fazer investimentos antes de receber o lucro real.

O primeiro passo é manter a contabilidade e a administração da empresa sempre alinhadas, para que o limite de gastos seja estabelecido e sempre lembrado.

Contratar os profissionais adequados é fundamental para que esse alinhamento seja realizado com perfeição – mas existem outras atitudes que o empreendedor deve adotar. Confira abaixo.

Livre-se das Dívidas

finançasUma das coisas que mais gera prejuízo é pagar juros e multas de dívidas atrasadas.

Procure pagar as despesas até a data de vencimento e caso tenha dívidas acumuladas tente pagar tudo de uma vez e, caso não seja, possível faça uma renegociação com um valor que seja possível pagar de acordo com o orçamento da empresa.
Dessa forma, você diminuirá os juros e as multas.

Fique de olho também em pagamentos que oferecem descontos para compras antecipadas. Dependendo do valor vale a pena antecipar o pagamento – afinal toda forma de economia é válida e pode fazer a diferença no final do mês.

Faça ou Reveja seu Planejamento Financeiro

Um planejamento financeiro reúne as informações de todas as despesas fixas e mostra o capital de giro da empresa. Dessa forma, o gestor consegue visualizar exatamente o quanto pode investir sem que comprometa a saúde financeira da empresa.

Uma dica é adotar algum software de gestão financeira, pois geralmente possuem ferramentas completas e otimizadas.

Acompanhe de Perto das Compras da Empresa

aplicativo finançasO planejamento de compras conta com a organização sobre todos os produtos e serviços adquiridos pela empresa.

Tenha um controle de estoque que marque todos os itens e quantidade de produtos que entraram na empresa para que não ocorram compras em excesso.

Isso vale também para serviços – é importante ter registrado os serviços e sua validade adotados pela empresa.

Muitos empreendedores apostam em cartões pré-pagos para concentrar os gastos do dia a dia.

Os cartões corporativos acabam se tornando uma ferramenta para o gerenciamento de compras, pois o gestor estabelece um limite já pago antes do seu uso, por isso o nome cartão pré-pago.
É ideal para as compras de materiais para o escritório, almoços de relacionamento ou reuniões externas, entre outras despesas.

Além disso, as empresas que oferecem o cartão pré-pago disponibilizam a fatura online em que é possível visualizar os gastos de mais de um cartão no mesmo ambiente.

Lembrando que é uma ferramenta que deve ser utilizada com inteligência do contrário o seu efeito será o oposto.

Também sempre tenha dinheiro guardado para imprevistos. Manter a empresa no limite pode ser um problema em um momento de crise.
Portanto, tente manter uma folga no capital de giro para segurar as despesas em caso de imprevistos.

Oriente os Colaboradores para Hábitos Econômicos

trabalhadores colaboradoresNo dia a dia algumas atitudes podem ajudar a controlar as despesas, porém elas precisam vir dos colaboradores.

Oriente-os a optar por copos de vidros e canecas ao invés de copos plásticos, a reutilizar folhas de sulfite como rascunho, a apagar as luzes de ambientes vazios, a não deixar o computador ligado ou em stand by ao sair e jamais esquecer o ar condicionado ligado.

Incentive-os a zelar pelo patrimônio da empresa. São pequenas atitudes que podem ser aplicadas na cultura da empresa desde o início.