Quem trabalha em casa, seja temporária ou permanentemente, precisa contar com formas de comunicação eficientes e confiáveis. Afinal há sempre o que informar, debater ou resolver com chefes, equipes ou clientes. Os chats e videoconferências são ferramentas que desemoenham um papel estratégico nisso. Conheça alguns, gratuitos, a seguir.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Google Meet e Duo para Quem Trabalha em Casa[/h2]
Começamos mencionando o Google Meet, específico para comunicação online direcionada aos negócios. É como se fosse uma versão profissional do já conhecido Google Hangout e serve tanto para micro quanto para grandes empresas.
Sua principal característica é permitir videoconferências com até 30 pessoas em imagens de alta definição. Também permite participar de reuniões pré-marcadas: basta entrar no link correspondente, informar o código da reunião e falar direto do celular.
Você tem conhecimento prévio da lista de participantes e outros encontros agendados. É possível ficar em modo mudo ou desligar o vídeo durante o evento.
O Google Meet é uma das ferramentas do gênero mais bem cotadas pelos consumidores que trabalham em casa e em muitas startups.
Caso a sua necessidade de interação seja mais básica, vá de Google Duo. É considerado o aplicativo mais eficiente para chats e videoconferências via celular Android.
O acesso é simples, direto e de alta qualidade de som e imagem. Sua funcção “knock knock” possibilita receber um preview ao vivo de quem está ligando, antes mesmo de atender.
[h2 type=”2″ width=””]Vídeo Chamadas para Equipes[/h2]
Pense em acesso gratuito para até 100 participantes – desde que as reuniões tenham duração de não mais que 40 minutos. Boa oferta, né?
Trata-se do Zoom, que também permite a gravação das videoconferências e possui um chat paralelo para manter a conversa rolando entre os membros.
Dá para agendar reuniões com antecedência e compartilhar telas.
Mesmo com uma conexão de internet lenta, o Zoom mantém a transmissão de som e imagem estável.
Sua versão paga permite duração ilimitada de reuniões e a inclusão de mais usuários ainda – até 500.
Outra opção de sucesso é o ezTalks. Sua versão grátis inclui até 100 participantes numa videoconferência, desde que ela dure até 40 minutos. E além das reuniões, o programa está preparado para a realização de webinars e treinamentos.
Há, ainda, o recurso do quadro em branco (White board) onde você pode anotar ideias e informações importantes ao longo da sua reunião. Assim, todos os participantes podem acompanhar.
O ezTalks tem ferramentas de controle de áudio e vídeo, gravação e agendamento dos encontros.
[h2 type=”2″ width=””]Chats e Vídeos para Menos Participantes[/h2]
Um aplicativo que já existe há muito tempo é o Viber. A novidade é que sua versão 2020 está bem mais turbinada.
Um dos grandes diferenciais é que ele pode ser usado em celulares Blackberry e Windows Phone, além de Android e iOS.
Ele é bem seguro pois criptografa as mensagens automaticamente: textos, fotos, vídeos e voz, sejam para uma só pessoa ou para grupos. Também permite seguir usuários públicos e várias outras peculiaridades.
No mais sempre vale lembrar do Skype, do Messenger, do WhatsApp… até o ICQ continua vivo e bem atualizado.