Conexão com a Área de Trabalho Remota do Windows

Diferente do Team Viewer e do LogmeIn, a Conexão com a Área de Trabalho Remota , também conhecida em inglês como Remote Desktop Connection , não permite que mais de uma pessoa por vez tenha acesso à área de trabalho.
Quando o acesso remoto é estabelecido, automaticamente ocorre o logoff do usuário autenticado no Windows.
Se o usuário do computador remoto, por sua vez, faz login, então a conexão remota é encerrada.

Esta pode ser a situação ideal para usuários que não necessitam compartilhar a área de trabalho.

É perfeito para o trabalho individual, mas não se presta para oferecer suporte técnico à terceiros, tanto em nível profissional quanto em nível amador.

O Remote Desktop Connection é um aplicativo nativo do Windows e absolutamente gratuito, funcionando bem mesmo em conexões lentas ou micros com pouca memória.

Uma vez conectado, o usuário terá a sua disposição exatamente os mesmos recursos e interfaces do computador remoto.
A área de trabalho é reproduzida fielmente.

Podemos até arrastar arquivos do computador local para o computador remoto e vice-versa.
A Conexão com a Área de Trabalho Remota do Windows precisa de um endereço IP ou nome de host para se conectar e normalmente não funciona quando precisa lidar com firewalls, proxy ou roteamento NAT.
Devido a esta característica, mesmo sendo um aplicativo simples, não atrai usuários leigos.

Entretanto esta limitação pode ser superada com aplicativos como o No-IP que oferecem um nome de host para qualquer máquina.

conexão remota

Para encontrar o aplicativo, basta procurar por “Conexão com a Área de Trabalho Remota” na ferramenta de pesquisa do Windows, situada no menu Iniciar.
Opcionalmente podemos usar a mesma ferramenta de pesquisa para executar o aplicativo simplesmente digitando “mstsc.exe”, sem as aspas.



Vale lembrar que não é possível usar a Conexão de Área de Trabalho Remota para se conectar a um computador com o Windows 7 Starter, o Windows 7 Home Basic ou o Windows 7 Home Premium.

Somente as versões Windows 7 Professional, Windows 7 Ultimate ou Windows 7 Enterprise aceitam conexões remotas.

Fundador do blog Planeta Tecnologia, é empreendedor focado em produtos para Web. Atuando como blogger profissional, desenvolvedor e administrador de soluções para Internet, especialmente Cloud Computing, acredita que a ampla disseminação do conhecimento pode fazer do nosso país um lugar melhor para se viver.