Perfumes são difíceis de classificar, até porque a combinação que pode ser perfeita para uma pessoa pode não agradar à outra. Mas ao leigo que deseja escolher um para si ou para presentear, podemos fazer algumas observações. Confira a seguir algumas plantas que originam os melhores perfumes.

Plantas na Composição dos Melhores Perfumes Leves

Foto por Hotarugari

Perfumes cítricos são leves, voláteis e adequados para as estações quentes, para colônias pós-banho ou pós-barba. Lembram praia, maresia, óleo de bronzear, férias.

Os componentes das essências cítricas principais são obtidos de cascas, polpas, folhas ou flores de plantas da Família Rutaceae:

Bergamota (Citrus reticulata), pomelo ou grapefruit (Citrus paradisii),laranja-doce (Citrus sinensis), laranja-azeda (Citrus aurantium), lima (Citrus aurantifolia), limão (Citrus limon) e kumquat (Fortunella margarita) estão entre as plantas que fornecem matéria prima para a indústria da perfumaria.

A forma de extração é a prensagem para as cascas e por arraste a vapor para flores e folhas.

Fragrâncias Mais Densas: Amadeirados e Cascas de Árvores

Perfumes amadeirados são mais densos, lembram bosques, madeira cortada.
São cascas de árvores, lenho e folhas de árvores e arbustos lenhosos.

Muitas coníferas como o cipreste (Juniperus virginiana) e algumas Mirtáceas como o eucalipto (Eucaliptus citriodora e Eucaliptus globosus) são matéria prima para a obtenção de essências usadas em perfumes.

Muitas são notas de base onde a resina obtida por destilação a vapor tem mais lenta evaporação. Fazem parte das essências masculinas na grande maioria.

Perfumes Leves e Intensos: Misturas Aromáticas

Verbena HybridaPerfumes verdes são leves de odor intenso e sua mistura a perfumes modernos femininos e masculinos atraem consumidores.

São confeccionados com verbena (Verbena spp), manjericão (Ocimum basilicum), gerânio (Pelargonium graveolens), melissa (Melissa officinalis), baunilha (Vanilla planifolia) , vetiver (Vetiveria zizanoides) e outras herbáceas.

Algumas, como o manjericão, a melissa e a baunilha são também utilizados para perfumar receitas culinárias.

Alguns musgos de florestas do Hemisfério Norte também entram na composição de perfumes de marcas famosas.

Plantas e Aromas: Os Sensuais Florais

Florais são os perfumes associados ao feminino, à delicadeza e sensualidade da mulher. Obtido de folhas e flores de plantas são na grande maioria doces, podendo tornar-se enjoativos a pessoas que não os apreciam.

São séculos de pesquisa e elaborações e podem ter notas frescas associadas aos aromas cítricos nos aromas mais modernos.

Também podem ser aromas mais sensuais como os perfumes orientais quando misturadas ao sândalo (Santalum album) ou patchouli (Pogostemon cablin), este um arbusto de folhas aromáticas de origem indiana.

Fragrâncias Masculinas

Muitas rosas são cultivadas para perfumes
Muitas rosas são cultivadas para perfumes

Muitos dos melhores perfumes masculinos têm flores na composição misturadas a aromas e não são percebidas individualmente ao consumidor.

Diversas são as flores utilizadas como a rosa, a verbena (Verbena spp), a sálvia (Salvia sclarea), a camomila (Anthemis nobilis), o gerânio (Pelargonium spp.), o jasmim (Jasminum officinalis) e o cravo (Dianthus spp.).

Especiarias são aromas associados à culinárias dos países, mas muitos deles entram na fabricação de perfumes.

Vou citar uma lista de temperos ou especiarias também usadas para essências ou em perfumes:

 

Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.