Plantas e Perfumes.Plantas que compõem os melhores perfumes

Escrito por

Plantas e perfumes

Perfumes são difíceis de classificar, até porque a combinação que pode ser perfeita para uma pessoa pode não agradar à outra.

Mas ao leigo que deseja escolher um para si ou para presentear, podemos fazer algumas observações.

Plantas na composição de Perfumes leves

Foto por Hotarugari

Perfumes cítricos são leves, voláteis e adequados para as estações quentes, para colônias pós-banho ou pós-barba. Lembram praia, maresia, óleo de bronzear, férias.

Os componentes das essências cítricas principais são obtidos de cascas, polpas, folhas ou flores de plantas da Família Rutaceae:

Bergamota (Citrus reticulata), pomelo ou grapefruit (Citrus paradisii),laranja-doce (Citrus sinensis), laranja-azeda (Citrus aurantium), lima (Citrus aurantifolia), limão (Citrus limon) e kumquat (Fortunella margarita) estão entre as plantas que fornecem matéria prima para a indústria da perfumaria.A forma de extração é a prensagem para as cascas e por arraste a vapor para flores e folhas.

Perfumes mais densos – amadeirados e cascas de árvores.

Perfumes amadeirados são mais densos, lembram bosques, madeira cortada.
São cascas de árvores, lenho e folhas de árvores e arbustos lenhosos.

Muitas coníferas como o cipreste (Juniperus virginiana) e algumas Mirtáceas como o eucalipto (Eucaliptus citriodora e Eucaliptus globosus) são matéria prima para a obtenção de essências usadas em perfumes.

Muitas são notas de base onde a resina obtida por destilação a vapor tem mais lenta evaporação. Fazem parte de perfumes masculinos na grande maioria.

Perfumes leves e intensos – misturas aromáticas

Perfumes verdes são leves de odor intenso e sua mistura a perfumes modernos femininos e masculinos atraem consumidores.

São confeccionados com verbena (Verbena spp), manjericão (Ocimum basilicum), gerânio (Pelargonium graveolens), melissa (Melissa officinalis), baunilha (Vanilla planifolia) , vetiver (Vetiveria zizanoides) e outras herbáceas.

Algumas, como o manjericão, a melissa e a baunilha são também utilizados para perfumar receitas culinárias.

Alguns musgos de florestas do Hemisfério Norte também entram na composição de perfumes de marcas famosas.

Os sensuais perfumes florais

Florais são os perfumes associados ao feminino, à delicadeza e sensualidade da mulher.

Obtido de folhas e flores de plantas são na grande maioria doces, podendo tornar-se enjoativos a pessoas que não os apreciam.

São séculos de pesquisa e elaborações e podem ter notas frescas associadas aos aromas cítricos nos aromas mais modernos.

Também podem ser aromas mais sensuais como os perfumes orientais quando misturadas ao sândalo (Santalum album) ou patchouli (Pogostemon cablin), este um arbusto de folhas aromáticas de origem indiana.

Perfumes masculinos

Muitas rosas são cultivadas para perfumes

Muitas rosas são cultivadas para perfumes

Muitos perfumes masculinos têm flores na composição misturadas a aromas e não são percebidas individualmente ao consumidor.

Diversas são as flores utilizadas como a rosa, a verbena (Verbena spp), a sálvia (Salvia sclarea), a camomila (Anthemis nobilis), o gerânio (Pelargonium spp.), o jasmim (Jasminum officinalis) e o cravo (Dianthus spp.).

Especiarias também em perfumes

 

Especiarias são aromas associados à culinárias dos países, mas muitos deles entram na fabricação de perfumes.

Vou citar uma lista de temperos ou especiarias também usadas para essências ou em perfumes:

 

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Un ragazzo chiamato Bi, Vetiver Aromatics