A escova progressiva surgiu para revolucionar o mundo dos cabelos.[clear]
Quem tem os fios ondulados, com volume e sem cachos definidos pode optar por ela para eliminar o frizz e dar ainda mais movimento ao cabelo.
Devido ao grande sucesso desse procedimento, diversas técnicas diferentes surgiram ao longo do tempo. Atualmente, existem inúmeros tipos de progressivas: escova inteligente, escova de chocolate, escova marroquina e mais uma infinidade de termos.
Se você deseja apostar nesse tratamento mas está em dúvida de qual escolher, veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre os tipos de progressivas disponíveis no mercado.
[h2 type=”2″ width=””]Escova Inteligente (ou Zap)[/h2]
A escova inteligente é composta por proteínas, minerais, queratina líquida, óxido acetamido e 0,2% de formol, que é a quantidade legal liberada pela Anvisa.
O acetamido e o formol são os responsáveis por alisar o cabelo, e a queratina age na selagem dos fios, diminuindo o frizz e tratando as pontas duplas.
Como esse tipo de escova não alisa completamente, o resultado é um cabelo com caimento natural.
Diferentemente da maioria das progressivas tradicionais, que geralmente exige um intervalo de três dias longe de água, a escova inteligente permite que o cabelo seja lavado no mesmo dia.
[h2 type=”2″ width=””]Escova de Chocolate[/h2]
Contando com proteína da seda, queratina líquida, extrato de cacau, ácidos graxos, cafeína e, em alguns casos, 0,2% de formol, a escova de chocolate garante maciez, brilho e ainda reduz o volume dos cabelos.
A versão sem formol funciona mais como uma hidratação e nutrição, enquanto a com formol efetivamente alisa os fios.
A escova de chocolate é recomendada para os cabelos ressecados, com bastante volume e frizz.
Esse tipo de progressiva não é indicado para as pessoas que possuem cabelos oleosos (ele aumenta a produção de óleo do couro cabeludo) ou para quem tem o cabelo muito crespo, pois pode ressecar os fios e dar um efeito liso artificial.
[h2 type=”2″ width=””]Escova Marroquina[/h2]
A escova marroquina leva em sua composição óleo de cacau do Marrocos, argila branca e 0,2% de formol.
Assim como nas outras progressivas, o formol alisa os fios enquanto os outros ingredientes são responsáveis pela intensa nutrição e hidratação.
A queratina, que também está presente na fórmula, sela as cutículas, garantindo mais durabilidade ao tratamento e reduzindo as pontas duplas.
A marroquina é indicada para cabelos ondulados, cacheados, quebradiços, ressecados e volumosos.
[h2 type=”2″ width=””]Escova de Morango (ou de Açúcar)[/h2]
A escova de açúcar (ou escova de morango, como também é conhecida) possui em sua fórmula etanolamina, ácido de frutas, queratina e proteínas.
Apesar de não contar com formol em sua composição, esse tipo de progressiva alisa graças à etanolamina, que também tem propriedades para deixar os fios com menos volume.
A escova de açúcar é indicada para cabelos volumosos e ressecados, pois reduz o frizz e ajuda a trazer brilho e vida aos fios.
Nesse procedimento, o cabelo não pode ser preso e nem lavado durante três dias.
[h2 type=”2″ width=””]Escova Americana[/h2]
Possuindo apenas um componente em sua fórmula, a guanidina, a escova americana é indicada para cabelos cacheados, ondulados e com bastante volume.
Ela é considerada uma das melhores para quem deseja alisar, mas ainda manter o caimento natural do cabelo.
Além do incrível resultado, a escova americana tem uma longa durabilidade e pode permanecer no cabelo por até seis meses.
Apesar de ter todas essas vantagens, o tratamento não é indicado para quem já fez algum tratamento capilar com henê, amônia, hidróxido de sódio ou tioglicolatos.