Adoçantes e a sua combinação !

 

 

– Sorbitol, Manitol e Xylitol:

São álcoois de açúcar obtidos comercialmente da redução da glicose (sorbitol) e frutose (manitol).
Contêm teor calórico semelhante ao da sacarose (4 calorias por grama).
Seu uso é permitido a diabéticos.

Sorbitol e o Manitol – Estes dois adoçantes, quando ingeridos em excesso por pessoas sensíveis a eles, podem causar diarréia.
Deve-se procurar ingerir até 30 a 50g em doses parceladas por dia, embora alguns indivíduos não tolerem quantidades superiores a 10 gramas.

O xylitol é um álcool de açúcar obtido da hidrogenação da xilose (tipo de açúcar).
Contém 4 calorias por grama, mas é absorvido lentamente.

Ë utilizado pela indústria em produtos de goma de mascar, dado o seu efeito não-cariogênico (formador de cáries).

Os adoçantes (sorbitol, manitol, xylitol) são utilizados por indústrias na elaboração de produtos dietéticos.
O sorbitol, vendido na sua forma pura, é recomendado para preparo de bolos.

 O que é xarope de milho rico em frutose?

O xarope de milho rico em frutose (HFCS) é um adoçante nutritivo (contendo calorias) derivado do milho.
É encontrado em muitos refrigerantes carbonatados, néctares, assim como em outros salgadinhos, xaropes, geléias e outros produtos adoçados.

O nome “xarope de milho rico em frutose” tem confundido muitas pessoas.
Apesar do nome, o HFCS tem, em geral, somente metade da frutose e, estruturalmente, é muito similar ao açúcar refinado (sacarose).

Ambos são compostos pelos mesmos dois únicos blocos de construção, a glicose e a frutose (o que ajuda a explicar por que eles têm sabores tão similares).
A diferença é que o açúcar refinado contém quantidades iguais dos dois açúcares simples (ou seja, 50% de frutose e 50% de glicose), enquanto que a forma do HFCS é usada predominantemente em bebidas que contêm levemente mais frutose (55% de frutose) e menos glicose.

Nutricionalmente falando, também é importante notar que o HFCS e o açúcar de mesa contêm o mesmo número de calorias – 4 calorias por grama ou 16 calorias por colher de chá.

– Por que certas bebidas usam uma combinação de adoçantes?

Nenhum adoçante com baixas calorias pode ser comparado isoladamente com o sabor e a funcionalidade do açúcar refinado (sacarose), mas o uso de misturas de adoçantes com baixas calorias, particularmente misturas contendo ciclamato, pode atingir uma doçura muito próxima do açúcar.

O uso de misturas de adoçantes também pode reduzir a quantidade de adoçante necessária para obter-se um nível desejado de doçura.
Isso ocorre porque alguns adoçantes são sinérgicos (ou seja, a sua doçura combinada é maior do que a soma das suas doçuras se usados separadamente).

De todos os adoçantes não calóricos, o ciclamato é o mais notável nas sinergias que exibe com outros adoçantes. Ele é sinérgico com a sacarina, o aspartame e o acesulfame-K.

Portanto, as misturas binárias ciclamato/sacarina, ciclamato/aspartame e ciclamato/acesulfame-K, assim como as misturas ternárias ciclamato/sacarina/aspartame e ciclamato/acesulfame-K/aspartame, são sistemas adoçantes com sabor de boa qualidade.

Em todas essas misturas, a sinergia permite reduções significativas do uso de adoçantes não calóricos.
Usar uma mistura também pode melhorar a estabilidade do produto.

fonte: ciagri.usp.br