O isolamento social causado pela quarentena interfere diretamente na nossa saúde mental. Além dos receios causados pelo coronavírus em si, o fato de ficarmos em casa praticamente o tempo todo causa efeitos comportamentais muitas vezes difíceis de lidar. E isso acaba tornando as relações conjugais e em família mais sujeitas a desentendimentos.[clear]
Confira a seguir como o confinamento afeta os seres humanos e o que fazer para aliviar esses efeitos negativos.
[h2 type=”2″ width=””]Efeitos do Confinamento Causado pela Quarentena[/h2]
O ser humano simplesmente não está preparado para passar longos períodos isolados uns dos outros. Somos altamente sociais, nos organizamos deste jeito desde que brotamos no mundo.
E também detestamos permanecer no mesmo ambiente por muito tempo. Precisamos sair para explorar, buscar sobrevivência, brincar.
Durante uma quarentena nada disso é possível. A recomendação vital durante a pandemia do Covid-19, por exemplo, é que todos fiquem continuamente encerrados em casa.
Com excessão das saídas para trazer mantimentos para casa.
Pode parecer uma bênção para aqueles profissionais que, exaustos, precisam de paz. Mas a verdade é que, com o passar dos dias, quadros de ansiedade, depressão, irritabilidade e transtornos do sono se tornam cada vez mais comuns.
E isso pode atingir até mesmo aqueles que normalmente não enfrentam essas dificuldades. Ou seja, todos nós estamos sujeitos.
A circunstância de isolamento pode não apenas gerar sofrimento pessoal como também estremecer o relacionamento com o cônjuge ou com a família. Quem está ali perto sofre mais, mas mesmo à distância a comunicação com gente amada pode sofrer ruídos, originando desentendimentos.
Astronautas e expedicionários polares enfrentam esses desafios emocionais o tempo todo enquanto estão em missões espaciais ou cientícas, como na Antártida. E são eles que explicam e deixam as dicas a seguir.
[h2 type=”2″ width=””]O Que Acontece Conosco Durante um Confinamento[/h2]
Outros efeitos clássicos dos confinamentos são o aparecimento de dores de cabeça, tédio, falta de atenção à higiene pessoal, menor motivação para coisas simples, apetite mais pronunciado, inércia intelectual e fadiga.
Sim, fadiga. Mesmo que você não tenha se movimentado direito o dia inteiro. Isso porque as atividades mentais e emocionais também podem causar um imenso cansaço.
Trata-se da deterioração do rendimento cognitivo. O embotament mental acaba abrindo alas para as emoções negativas e tensão entre seus pares presenciais e distantes.
Algumas pessoas começam a não se recordar de acontecimentos recentes ou se preocupam demais com o que pode acontecer num futuro próximo. A sensação é de falta de controle sobre a própria vida.
O que pode estar acontecendo? Uma resposta é que, com a falta de estímulos mais fortes, o cérebro inicia uma hibernação psicológica. O corpo e a mente desasceleram.
Trata-se de um mecanismo de proteção do organismo contra o estresse crônico. E, apesar de confuso, isso é bom: seu corpo prefere se preservar de uma situação incontrolável para que você desperte melhor para o momento em que o cenário mudar e você puder voltar ao mundo normal.
[h2 type=”2″ width=””]A Rotina que Alivia as Tensões de uma Quarentena[/h2]
A mente de astronautas e cientistas expedicionários em isolamento também sofre, por mais treinados que sejam. Mas eles tem um segredo. Focar em uma ideia central: a de que haverá dias ruins, mas eles vão passar.
Durante situações extremas, o mais recomendável é se concentrar no presente. Não viver na ideia do futuro incerto: traga a atenção para a próxima hora.
A concentração deve estar naquilo que você possui autonomia para fazer, e não no que não está no seu controle ou distante no tempo.
Na prática uma das melhores estratégias para adaptar-se às grandes mudanças que estão acontecendo é estabelecer uma rotina diária.
Horários definidos para acordar, fazer refeições, estudar, trabalhar em home office e dormir evitam que você troque a noite pelo dia, o que causa ansiedade e uma impressão de que as coisas estão mais fora de controle do que realmente estão.
Nesse calendário encaixe atividades importantes, tais como algum exercício físico no meio da sala ou yoga no quarto. Existem milhares de profissionais oferecendo lives gratuitas com essas práticas. É só acompanhar pela TV ou computador.
Se você dispuser de uma bicicleta ergométrica ou esteira, ainda melhor. Um quintal particular, então, será seu santuário.
Meditação transcendental pode ser praticada em qualquer lugar sozinho.
[h2 type=”2″ width=””]Pratique o que Gosta e Cuide dos seus Relacionamentos[/h2]
Você tem hobbies em casa? Cuidar das plantas, praticar um instrumento musical, escrever, desenhar ou outras atividades criativas podem ser maravilhosas para acalmar o espírito e trazer satisfação.
A própria arrumação da casa vira uma missão distrativa prazerosa para muitos. Ajuda a nos organizar internamente.
Além disso, cuide de seus relacionamentos. Escreva e-mails longos e detalhados especiais para cada amigo íntimo que você normalmente só conversa por WhatsApp. Até cartas físicas valem.
Esses toques de introspecção são de grande valia para o seu universo interno, que também está abalado com a incerteza e as frustrações. Faça um diário à moda antiga, ou crie um blog só para você.
Isso vai levar você a um contato mais íntimo com esses sentimentos novos, estranhos. Ao conhecê-los eles o assustarão menos e você ficará mais em paz consigo mesmo e com quem te rodeia.
Aliás, se você convive diretamente com alguém numa quarentena, ao invés de transformar pequeninas irritações em tempestades (o confinamento tem esse poder), lembre-se de que é uma sorte que esteja na companhia de alguém.
Milhões de pessoas estão completamente solitárias.
Se a convivência ficar desgastada, combine com seu cohabitante períodos onde cada um ficará num cômodo durante algum tempo do dia. Verbalize isso, proponha, avise – para não parecer para o outro que você está fugindo dele.
Nesses momentos as desatenções mais inocentes podem gerar grandes ressentimentos.
Aliás, uma boa forma de amaciar os laços com quem está confinado com você é cozinhar e fazer as refeições juntos. Escolham lives de artistas que curtem e faça uma chamada de vídeo com outros amigos para comentar sobre as apresentações.
Joguem jogos de tabuleiro, façam artesanato juntos, fortaleça o vínculo. Tenham ideias. Na China, o mesmo ideograma para crise é usado para expressar… oportunidade.