Sofrendo de excesso de umidade e falta de ventilação, os banheiros são particularmente propensos ao crescimento de mofo no banheiro. O fungo geralmente aparece em paredes, azulejos ou reboco e pode causar uma variedade de problemas de saúde, incluindo alergias e problemas respiratórios. A melhor maneira de lidar com o mofo é evitar que ele cresça. Para acabar com isso, dê uma olhada em 8 maneiras de manter o mofo fora do seu banheiro.
1 – Use tinta resistente a mofo no banheiro
Depois de tomar um banho quente, as paredes do banheiro absorvem a umidade remanescente, o que pode estimular o crescimento de mofo.
Escolha uma tinta que resista ao mofo ou que tenha um aditivo resistente ao mofo para dar proteção extra às paredes.
2 – Ventilação do banheiro
O mofo cresce em lugares úmidos, tornando o banheiro um excelente terreno fértil.
Para eliminar o excesso de umidade, instale um exaustor e ligue-o durante o banho e por 30 minutos após o desligamento da água. Isso garante que paredes e tetos sequem adequadamente. Se você tiver uma janela no banheiro, abra-a para ventilação.
3 – Iluminação do banheiro
O mofo adora o escuro, então os proprietários devem pensar duas vezes antes de desligar as luzes do banheiro logo após o banho.
Deixe as cortinas abertas sempre que possível, ou até mesmo defina um timer para acender as luzes e afastar os fungos irritantes.
4 – Livre-se do excesso de água
Elimine o crescimento do mofo pela raiz, eliminando o excesso de água o mais rápido possível.
Assimd, epois de tomar banho ou ducha, use um pano para cuidar de pingos na banheira ou azulejo e se livrar de poças no chão.
- Veja também: Carrinho organizador para usar em toda casa
5 – Corrija vazamentos
Cuide de vazamentos sob a pia ou vaso sanitário assim que os notar. Adiar os reparos permite que uma pequena quantidade de umidade se espalhe pelo local isso pode transformar um pequeno problema em uma dor de cabeça ainda maior ao longo do tempo.
6 – Limpe o banheiro regularmente
Triste, mas a melhor maneira de evitar o mofo é limpar regularmente o banheiro. Se você não limpar com frequência suficiente, você incentiva o mofo e cria mais trabalho para você no futuro.
7 – Coloque a roupa para secar fora do banheiro
Recomenda-se secar a roupa ao ar livre ou na varanda. Secar a roupa no banheiro será um grande estímulo para o desenvolvimento do fungo.
Por que o mofo no banheiro é perigoso?
Os esporos do fungo entram rapidamente no ar, causando problemas de saúde para todos os moradores. Os pulmões são os primeiros a sofrer.
Se os focos de mofo são pequenos, no primeiro estágio de contato com seus esporos, uma pessoa pode sentir:
- tontura,
- mal-estar geral,
- fraqueza.
Se as pessoas forem forçadas a viver em um prédio fortemente infestado de mofo, as complicações serão muito sérias.
O fungo pode causar alergias, manifestadas em rinite ou dermatite persistente.
- Veja mais: Como cuidar e lavar roupas de paetês, lantejoulas, strass e pedrarias
Receitas populares para remover mofo no banheiro
Como remover o mofo no banheiro por conta própria? No kit de primeiros socorros ou na cozinha, provavelmente existem substâncias que podem combater eficazmente o mofo. Muitas delas são bem conhecidas por nós.
Usando-as para limpeza, você pode não apenas obter uma limpeza perfeita, mas também derrotar o fungo por um longo tempo.
O bicarbonato de sódio é um remédio caseiro seguro!
A instrução é a seguinte:
- Para preparar a solução, tome 1 colher de chá.
- Adicione 1 colher de sopa de refrigerante e água.
- O produto resultante limpa locais com manchas.
- Não é necessário enxaguar.
Este método é absolutamente seguro para pessoas e animais. A solução não tem um odor forte.
Vinagre para mofo no banheiro
Você pode aplicar este produto com um pano úmido ou com um borrifador. Após uma hora, a superfície é lavada com água e o local deve ser bem ventilado.
Para remover o mofo com vinagre, você terá que fazer vários tratamentos semanais.
A desvantagem deste método de remoção do fungo é o forte cheiro de vinagre.
Causas do mofo no banheiro
As principais causas do mofo:
- Aumento da umidade. Não há como se livrar desse fator no banheiro, apenas se você parar de usá-lo para a finalidade a que se destina. O banho contribui para o desenvolvimento de uma infecção fúngica da superfície.
- Falta de luz solar natural. Se não houver janela no local de tratamento de água, a ausência de radiação ultravioleta também pode se tornar um fator no desenvolvimento do fungo. A radiação ultravioleta tem um efeito prejudicial sobre ele.
- Falta de ventilação ou má qualidade do seu trabalho. Se os dutos de exaustão estiverem entupidos ou o diâmetro do orifício não for grande o suficiente, a circulação de ar na sala é perturbada, o ar úmido não sai pela ventilação.
- Sem tratamento especial. Em caso de tratamento intempestivo com anti-sépticos durante o trabalho de acabamento, ou na ausência de tal tratamento, nada impedirá que o mofo preto se instale em seu banheiro no teto, nas juntas dos ladrilhos e etc.
Conclusão
Métodos preventivos para evitar o aparecimento de fungos ajudarão a prevenir o mofo das paredes e do teto do banheiro.
E se você notar os primeiros sinais de mofo, use nossas dicas. Os modernos produtos anti-mofo permitem eliminar este problema de forma rápida e eficaz.