Mobiliar uma cozinha pequena é sempre muito exigente, também tendo em conta o papel fundamental desempenhado por este ambiente dentro da casa, independentemente do seu tamanho. O perigo, de fato, é obter um compartimento de cozinha estreito e bagunçado, no qual se torna difícil viver todos os dias. Dê uma olhada nas 8 sugestões a seguir: são estratégias válidas para tirar o máximo proveito até mesmo de uma cozinha pequena.
Como mobiliar uma cozinha pequena
Mobilar umacozinhapequena não é um problema insolúvel se você projetar o ambiente corretamente, tornando-o funcional e ao mesmo tempo bonito de se ver, graças às infinitas soluções disponíveis no mercado.
1. A escolha dos móveis
Os espaços nos levarão a escolher móveis multifuncionais, perfeitos para conter as diferentes ferramentas em poucos centímetros.
Os armários com rodas, desenvolvidos em altura, tornar-se-ão facilmente transportáveis, permitindo-nos a melhor organização.
A estrutura, com várias gavetas, será então reutilizável mesmo quando tivermos uma cozinha muito maior disponível.
2. Aproveite a verticalidade
Sua pequena cozinha, se você notar bem, tem espaços vazios e não terá ocorrido a você explorá-los.
Estou falando de verticalidade, todas as áreas verticais desde as paredes sob os móveis de parede até as livres, aproveitamos ao máximo esses espaços para ter uma vida fácil com tudo o que você precisa na cozinha e que deve ser disposto tanto em prateleiras ou em armários de parede.
Em sua pequena cozinha, um dos espaços menos utilizados que pode resolver muitos problemas são os armários superiores.
Toda a área que vai da unidade de parede ao teto é um espaço explorável.
3. Ao mobiliar uma cozinha pequena aproveite todo o espaço da geladeira
A geladeira não deve ser vista apenas como um grande eletrodoméstico usado para guardar alimentos. Se for grande o suficiente, também podemos usá-la para guardar alguns itens úteis para a cozinha, como tábuas de cortar, raladores, abridores de garrafas e tudo o que puder ser utilizado em conjunto com o próprio frigorífico.
4. Cores
Se você tem uma cozinha pequena, as cores claras são essenciais. Elas dão luminosidade, mesmo em um ambiente onde a luz natural não é generosa e ampliam visualmente o espaço.
A primeira cor a explorar é certamente o branco, desde o branco óptico brilhante para ambientes muito estreitos, até tons mais suaves, como marfim ou creme.
Para um efeito amplificado, além das paredes, escolha também os móveis e pinte as luminárias em tons de branco.
Se você não gosta de branco, pode usar uma paleta de neutros em seus tons mais claros. As cores mais populares para dar um up no clima da cozinha são amarelo, laranja e vermelho.
- Veja mais: Papel de parede na cozinha e na copa: um ingrediente inovador
5. Ao mobiliar uma cozinha pequena use bons materiais
A palavra de ordem é clarear e ampliar o espaço. Por isso recomendamos materiais que dão uma sensação de leveza e profundidade, como madeira clara e vidro.
O estilo que você escolheu para a sua cozinha irá guiá-lo na escolha dos outros materiais a serem usados para acessórios e eletrodomésticos: aço e superfícies brilhantes para uma cozinhamoderna; metais e tecidos naturais para uma clássica; pedra e cobre para uma cozinha rústica, e assim por diante…
6. Use móveis que economizam espaço
Existem duas regras básicas para mobiliar uma cozinha para comer: escolha móveis que economizem espaço e aproveite as alturas.
A necessidade é usar todo o espaço disponível e para isso você deve se equipar com todos os móveis, acessórios e bancadas removíveis ou retráteis.
Outra sugestão para otimizar o espaço é comprar bancos ou cadeiras empilháveis (e dobráveis) em vez de assentos clássicos, que em umacozinhapequena são realmente muito volumosos.
7. Ao mobiliar uma cozinha pequena capriche na iluminação
Em qualquer cozinha, a iluminação é fundamental e em uma com pouca luz natural é um ponto importante a considerar no planejamento.
Especialmente se o espaço for apertado e escuro, você terá que inserir pontos de luz em todos os cantos disponíveis. Insira estrategicamente focos embutidos para iluminar toda a sala: escolha luz quente se a cozinha for vintage ou clássica, e luz fria se a cozinhafor moderna e minimalista.
Não se esqueça da bancada e coloque holofotes ou fitas de led sob as unidades de parede, que você precisa para iluminar a pia, o fogão e a bancada.
- Veja também: Cozinha decorada: estilos para deixá-la linda e prática
8. Escolha de mesas e cadeiras
Quando a cozinha é muito pequena, a melhor escolha é uma mesa retrátil para abrir quando necessário e manter fechada quando não estiver em uso.
No mercado também existem soluções extensíveis que combinam design com praticidade, como mesas que ocupam muito pouco espaço, mas que podem ser transformadas em uma mesa confortável, se necessário.