Influência dos Hormônios na Beleza

Escrito por

 

Sempre procuramos saber mais a respeito da beleza, como se tornar mais belo ou bela, como não envelhecer e como rejuvenescer.

A beleza está ligada a uma série de eventos do seu organismo. Todas as substâncias presentes no seu organismo interferem como um todo.

O ideal é que todos os hormônios estejam em seus níveis normais para que seu organismo fique bem. Alguns órgãos produzem substâncias que podem contribuir ou não com a sua beleza.

Farei um breve comentário a respeito de algumas substâncias que interferem na sua beleza.

Como os Hormônios Influenciam na Aparência

Estrogênio

É o hormônio feminino, produzido pelos ovários.

É responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais, dando formas arredondadas ao seu corpo: favorece o acúmulo de gordura nas mamas, coxas e quadril.

mulher belezaMas além de dar a forma do corpo de mulher, quando ocorre um grande acúmulo de água na gordura, forma-se a celulite, que é indesejada por qualquer mulher.

A celulite pode piorar se você tiver uma alimentação inadequada, vida sedentária ou alteração hormonal.

Existem estudos que comprovam que o estrogênio também está relacionado com a memória.

Mulheres com um nível sanguíneo de estrogênio maior apresentam melhor memorização e lembranças de fatos ocorridos.

O estrogênio também tem ação na sua pele, produz as fibras elásticas, dando uma maior firmeza á pele.

Hormônios anticoncepcionais ou pílulas anticoncepcionais: esta combinação de estrogênio e progesterona age melhorando a oleosidade da pele, diminuindo as acnes, o excesso de pelos e queda de cabelos.

DHEA (Dehidro-Epi-Androsterona)

Hormônio produzido pela glândula supra-renal, localizada junto ao rim.

Sua produção máxima se dá em torno dos 20 anos de idade e vai caindo gradativamente.

Ao redor dos 65 anos, a produção cai em torno de 10 a 20% do ideal para o organismo. A diminuição do DHEA leva à diminuição da imunidade (proteção do organismo de infecções, vírus e bactérias, doenças no geral).

A falta da quantidade ideal de DHEA leva ao envelhecimento e doenças degenerativas.

Hormônio Tireoideano

Aumenta a produção de colágeno, já que ajuda na síntese de proteínas, ajudando a manter a pele com uma textura mais bonita e mais hidratada.

Hormônio GM-CSF

É produzido pelos glóbulos brancos (células do sangue) e responsável pelo crescimento das células do sistema imunológico (sistema protetor do organismo).

Este hormônio foi estudado na Califórnia e concluíram que ele reduz o nível de colesterol, diminuindo o risco de doenças cardíacas e aterosclerose.