O hidratante corporal comercial está cada vez mais perdendo terreno para os naturais, veganos e orgânicos. As consumidoras andam mais exigentes quanto os ingredientes e métodos de desenvolvimento desses produtos, refletindo uma crescente consciência ecológica.[clear]
Além disso essas alternativas são mais gentis com a própria pele, dispensando o óleo mineral. Que tende a entupir os poros, estimular o surgimento de acne e envelhecimento precoce.
Entenda quais são as escolhas mais sustentáveis e eficientes na hora de hidratar a pele.
[h2 type=”2″ width=””]Hidratante Corporal: os Naturais Orgânicos[/h2]
Hidratantes corporais naturais são feitos sem substâncias químicas artificiais, como parabenos ou conservantes. E ao invés de óleo mineral, amplamente presente em cremes comerciais, eles levam óleos essenciais, que aumentam a proteção da pele e reforçam sua estrutura.
Dependendo dos ingredientes, também podem ter propriedades cicatrizantes, calmantes, bactericidas e rejuvenescedoras. Mesmo receitas caseiras duram bastante e os casos de alergia são muito menos prováveis.
Os cremes corporais orgânicos são aqueles onde você tem certeza de que os ingredientes saíram de plantações, apiários e fazendas que não se utilizam de modos agressivos de produção de ervas, frutas, mel ou leite.
Ou seja, se seu hidratante possuir algum desses elementos, eles foram produzidos em lugares ecologicamente respeitosos.
Eles pode ser feitos em casa, respeitando esses critérios, ou oferecidos por marcas de cosméticos que possuem comprometimento ambiental.
Segundo os órgãos de inspeção particulares brasileiros da indústria de cosméticos, um produto descrito como natural precisa ser 95% ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos.
Já o orgânico deve ter 95% de ingredientes orgânicos e 5% de naturais.
[h2 type=”2″ width=””]Hidratante Corporal Vegano[/h2]
Produtos hidratantes veganos também são orgânicos, mas com um detalhe a mais em termos de sustentabilidade. Eles não levam ingredientes animais, como mel ou leite. E também, no caso das grandes marcas de cosméticos, não são testados em bichinhos.
Ou seja, são totalmente cruelty free, ou seja, sem o risco de crueldade animal.
Um hidratante corporal vegano precisa ser totalmente orgânico e completamente livre de itens animais ou testes os envolvendo.
Entre as marcas internacionais de cosméticos orgânicos e veganos mais tradicionais estão a The Body Shop, True Botanics, Baims e Osea.
As nacionais Natura, Granado e O Boticário possuem opções sustentáveis. Recentemente novas marcas brasileiras de produtos totalmente ecológicos estão ocupando o mercado, como a Terral, Natural do Barbosa e Be.Or.
[h2 type=”2″ width=””]Ingredientes Mais Encontrados em Hidratantes Natural, Orgânico ou Vegano[/h2]
Existem ingredientes típicos de fórmulas naturais, orgânicas e veganas de hidratantes para o corpo.
Óleos de coco, amêndoas, argan, jojoba e rícino são alguns exemplos. Eles podem, inclusive, serem aplicados diretamente sobre a pele e posteriormente enxaguados com uma ducha.
Mas receitas aonde eles se combinam com outros elementos tendem a ser mais ricos.
As manteigas também são muito usadas, como as de karité (o hit do momento), macadâmia, castanha, cupuaçu ou a tradicional manteiga de cacau.
Entre os óleos essenciais, confira as propriedades dos mais usados:
- Alecrim: ajuda a melhorar a circulação e a flacidez, já que é tonificante. É revitalizante, afastando o cansaço.
- Bergamota: reduz edemas, é antisséptico e cicatrizante. Ótimo para peles oleosas.
- Camomila: tônica, antiinflamatória, antisséptica, bactericida e cicatrizante.Indicada para peles secas.
- Gerânio: pode funcionar como clareador de manchas pelo corpo. É bactericida.
- Lavanda: indicada para insônia. Estimula o relaxamento. Diminui cicatrizes e combate picadas de insetos.
- Lemongrass: tônico circulatório, desintoxicante.
- Rosas: melhora a TPM, a depressão e melhora rugas.