Hidratação e bebidas energéticas!

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Para uma grande parte da população Brasileira o carnaval é a festa mais esperada do ano, onde se junta, praia, verão e escola de samba, os ritmos são os mais variados em todo o território nacional.
A única coisa que não podemos esquecer é que para agüentar a festa, precisamos de uma alimentação equilibrada e de uma boa hidratação.

Assim não correremos o risco de parar a festa por conta de uma desidratação tão comum nessa época do ano.

Primeiro vamos entender o papel da água no nosso corpo

A água é o mais importante liquido do nosso corpo, para se ter uma idéia em torno de 70% do nosso organismo é água, que está no tecido muscular de um adulto saudável.

Ela assume varias funções importantes tais como:

  • Transporte de nutrientes pelo organismo e substancias hormonios e enzimas
  • Facilita a eliminação de toxinas pela urina, fezes e expiração
  • Serve como lubrificante dos olhos e articulações
  • Regulam a temperatura corporal
  • Atua na digestão e absorção dos nutrientes

Recomendação de água por dia:

água para hidratar

Para um adulto é em torno de:

Homens   –  3,7 L
Mulheres –  2,7 L

Ou ainda 30 mL por quilo de peso, ex: um homem de 80 kg de ve ingerir em torno de 2,4 litros ou seja 80 x 30mL = 2400 mL

DESSE LIQUIDO DIARIO GANHO EM TORNO DE:

Liquido                –  1,5mL
Alimentos sólidos –  800mL
Metabolismo        –  300mL

DESSE LIQUIDO DIARIO É PERDIDO EM TORNO DE:

Pulmões –  400mL
Pele       –  600mL
Rins       –  1,5mL
Intestino –  100mL

sintomas da desidratação

Como falamos no inicio, férias, o carnaval é uma época, onde todas a situações acabam levando a uma possivel desidratação se não tomar as medidas de preocaução.

Podem ocorrer:

  • Tontura
  • Enjôo
  • Irritabilidade
  • Delírio
  • Sede extrema
  • Pele e mucosas rececadas
  • Freqüencia cardiaca reduzida
  • Queda da pressão sanguinea
  • Convulsões e coma (na desidratação grave)
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