O que caracteriza a gestação de gemeos

As mudanças que ocorrem em seu organismo são mais rápidas que as que ocorrem na gestação única.

O seu útero cresce mais rapidamente a partir da 13ª semana de gestação;

o seu peso também será um pouco maior;

você sente movimentação fetal em locais diferentes e ao mesmo tempo;

você pode sentir partes fetais pelo seu abdome e seu médico vai auscultar os batimentos cardíacos dos fetos em locais diferentes.

 Como deve ser o acompanhamento pré-natal da gestação gemelar?

Logo que for diagnosticada sua gestação gemelar, será um motivo de muita alegria para você e a família, mas precisará acompanhar com um bom pré-natal.

Suas consultas devem ser realizadas a cada duas ou três semanas pois na gestação gemelar pode ocorrer patologias com mais freqüência que a gestação única, como por exemplo: hipertensão arterial, trabalho de parto prematuro e infecção.

Durante o seu pré-natal, serão realizados os exames de rotina, já mencionados no artigo A Importância do Pré-Natal  conforme o seguimento da sua gestação, seu médico vai solicitando os exames para um acompanhamento adequado.

 Como deve ser a alimentação na gestação gemelar?

Agora que você tem dois bebês em seu ventre, precisa se alimentar mais que uma gestação de feto único.
Sua necessidade de ingestão alimentar é de 2700 calorias ao dia.

É muito comum você apresentar anemia, pois seus bebês estão retirando mais energia e para compensar, seu médico prescreverá suplementos de vitaminas e minerais.
O seu ganho de peso durante a gestação pode ser de 15 a 20 Kg.

 Posso praticar atividade física?

Você pode praticar atividade física com orientação de profissional especializado, além das orientações do seu médico ginecologista-obstetra.

Você deve evitar passar muito tempo em pé e evitar pegar peso.

E em algumas situações, suas atividades físicas podem ser suspensas para evitar o aparecimento de qualquer complicação, sendo a mais comum o trabalho de parto prematuro.