O que esperar depois da cirurgia!

Escrito por

Depois da cirurgia!

O pós-operatório :

O pós-operatório é um assunto que deve ser sempre conversado entre paciente e cirurgião, se possível ainda no consultório e antes do procedimento, para esclarecer dúvidas em relação a este importante período da recuperação de uma cirurgia.

Sonolência logo após a cirurgia

No pós-operatório imediato o paciente, caso tenha sido sedado ou submetido a uma anestesia geral, pode estar ainda sonolento e necessitando descansar um pouco mais até que os medicamentos responsáveis por este efeito tenham sido quase que totalmente metabolizados pelo organismo.

Após o efeito da anestesia:

depois da cirurgia - a recuperaçãoTodas as precauções são tomadas pelo anestesista para que o paciente não sinta dor ou náuseas no pós operatório, mas não há como garantir um conforto total no pós operatório imediato.

A medicina não é uma ciência exata e cada organismo responde de forma diferente a um mesmo medicamento.

Assim sendo, infelizmente pode ocorrer dor pós-operatória após o fim do efeito da anestesia (no caso de uma anestesia local, raqui ou peridural o fim do efeito varia conforme o tipo de anestésico utilizado, mas geralmente é precedido por uma sensação de formigamento na região que estava anestesiada).

Podem ocorrer também náuseas e vômitos, que devem ser tratados com medicamentos prescritos pela equipe, bastando que o paciente ou seu acompanhante solicite a administração da droga pela enfermagem.

Tenha uma boa recuperação

Todo pós-operatório apresenta inconvenientes, como dificuldade para se mobilizar, inapetência (falta de apetite) e insônia.
Porém esta situação é provisória, já que é preciso que haja paciência para que se dê tempo ao organismo de se ajustar a uma nova situação em que os esforços precisam estar concentrados na cicatrização.

É importante que o paciente tenha disponibilidade para descansar e alguém que o auxilie com a execução de tarefas cotidianas que ele porventura esteja impossibilitado de fazer e, se possível, com a troca de curativos e a administração de medicamentos.

Está comprovado cientificamente que uma atitude positiva diante de situações de saúde desafiadoras, como um período de pós-operatório imediato, atenua os sintomas de desconforto e acelera a recuperação.

Acompanhamento depois da cirurgia

depois da cirurgia - o carinhoMesmo uma semana ou até mesmo alguns meses após a cirurgia o paciente ainda está em período de pós-operatório (tardio), devendo ser acompanhado pelo cirurgião ou pelo médico assistente do paciente, caso este já tenha recebido alta do seu cirurgião.

Este período é crucial e o tratamento não deve ser abandonado após a cirurgia, uma vez que pode ser necessário algum tipo de reabilitação, ajuste de medicamentos e realização de novos exames para que a readaptação do paciente seja a mais saudável possível e que seja confortável e natural o retorno às suas atividades habituais.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: tedeytan