Dores Musculares no Inverno: O Que Fazer

Escrito por

A temperatura cai e o número de casos de pessoas com dores musculares sobre. Saiba a seguir por que isso acontece, como se prevenir e o que fazer quando o desconforto ataca no inverno.

Por Que as Dores Musculares Aumentam no Inverno

É como nos ensinaram nas aulas de Física da escola: quando um corpo esfria, ele tende a se contrair. Se esse corpo é humano, de carne e osso, quem encolhe são os músculos. E essa rigidez pode causar dores.

E o que ocorre é uma bola de neve: com os músculos mais contraídos e incômodos, tendemos a nos movimentar menos, o que só agrava o problema. Afinal, movimentar-se aquele o corpo, ajudando a alongar as fibras musculares.
A circulação também tende a ficar mais lenta, aumentando a sensação de desconforto.

Os mais atingidos são os idosos e pessoas com problemas ortopédicos, fraturas, artrite e artrose. No entanto, dependendo da intensidade do frio – e como cada um lida com ela -, qualquer pessoa pode parar no pronto-socorro por conta das dores musculares.

Pescoço, costas e região lombar costumam ser as áreas mais afetadas.

Como Evitar Dores Musculares no Clima Frio

luvas sopaSe você já pratica esportes, não diminua a frequência ou pare no inverno. Isso mantém a musculatura mais flexível, o que facilita que o músculo “volte ao lugar” caso se enrijeça.

Se o esporte em si for realmente pouco atraente para você, faça, pelo menos, um bom aquecimento e um alongamento – ambos recomendados para o início e o fim de toda prática. Faça isso de manhã e pela noite.

A prática de exercícios também estimula a produção do chamado líquido sinovial, que lubrifica as articulações do corpo.

Capriche na roupa de inverno, em especial mãos, cabeça, pés e pescoço, que é um local onde contraturas musculares ocorrem com grande frequência.

O ambiente deve estar sempre aquecido. Lance mão de lareiras, aquecedores e vista a sua casa para o inverno. Os banhos devem ser de mais quentes que o habitual.

Desconforto Muscular: O Que Fazer

Se bateu a dor muscular e você ainda não está se agasalhando bem e tornando sua casa mais aquecida, comece já. Em seguida, você pode procurar fazer massagens na área afetada.

compressa ombroConsidere fazer compressas com bolsas de água quente três vezes ao dia, com duração de 20 minutos por vez. Se a inflamação for aguda e apresentar edema, altere a compressa quente com uma fria.

Emplastros adesivos com cânfora, encontrados nas farmácias, também podem aliviar. Beba bastantes líquidos quentes, como chás, caldos e sopas.

Caso não adiante, procure o seu médico. Ele deverá indicar um relaxante muscular ou um medicamento anti-inflamatório. Dependendo do caso, poderá encaminhar você para a prática de fisioterapia ou RPG.