Há algum tempo minha namorada descobriu que tinha HPV. Antes disso transamos algumas vezes sem proteção. Eu com certeza contraí o vírus? Quais são as chances de ela apresentar os sintomas de novo? Nunca mais vou poder transar sem camisinha com ela sem o risco de contrair HPV?

O HPV é o vírus causador do condiloma acuminado (“crista de galo”) e é transmitido sexualmente.

Se a sua namorada já se tratou na época do diagnóstico e não apresenta mais lesões, deve manter um acompanhamento regular para investigação de recidivas.
Se isso não ocorrer, a doença estará sob controle e com chances muito pequenas de transmissão e de as verrugas voltarem a aparecer.

Se você, mesmo tendo relações desprotegidas, não apresentar lesões causadas pelo vírus, não deve ter se contaminado.
Mas só um exame médico específico vai poder comprovar isso.

A infecção pelo HPV tem tratamento e é preciso sempre que isso seja feito de maneira correta por um médico experiente para evitar as complicações tardias dessa doença, como o câncer de colo de útero.

Procurem um médico para conversar e usem a camisinha em todas as relações do início ao fim da transa.

Contraí HPV e a região mais afetada em meu pênis é o prepúcio. O médico recomendou a postectomia para eliminar todas as verrugas e aliviar o tratamento, pois a cauterização seria mais dolorida. Quais riscos eu corro? Esse procedimento é normal?

A ressecção cirúrgica (cirurgia) é uma das possibilidades para o tratamento do condiloma acuminado (verruga) causado pelo HPV.

A cirurgia proposta (postectomia) é a retirada do prepúcio, geralmente indicada para os casos de fimose (impossibilidade de exposição do glande através do prepúcio).
É um procedimento com poucos riscos, realizado com grande freqüência e com baixa taxa de complicações.

Decida com o seu médico o tratamento a ser realizado, só não vale deixar de resolver esse problema.
Até lá, é uma boa idéia usar a camisinha em todas as suas relações sexuais do início ao fim da transa..

Tenho HPV. Se meu namorado fizer sexo oral em mim, ele pode ser contaminado?

O HPV é um vírus sexualmente transmissível, causador do condiloma acuminado (verruga genital).

Assim, é recomendada a prática do sexo com camisinha do início ao fim da transa para evitar a transmissão não só do HPV, mas também das outras diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Recentemente foi publicada uma pesquisa mostrando que a prática de sexo oral desprotegida aumenta a chance de desenvolvimento de câncer de garganta, justamente por causa da infecção de HPV nessa região.

O vírus pode sim ser transmitido pelo sexo oral.

Você deve procurar um médico para fazer o tratamento do HPV e evitar complicações dessa doença no futuro.