A dieta Ayurvédica, original da Índia, possui princípios que foram adaptados para tratar a obesidade. Seu foco principal não é o controle da ingestão calórica mas a prescrição de uma alimentação adequada ao dosha (humor biológico) em desequilíbrio em cada indivíduo.Veja a seguir como ela pode ajudar na perda de peso.

Conceitos Básicos da Dieta Ayurvédica

Os doshas, que são três, estão todos presentes no indivíduo, com um predominando. Essa é chamada sua Constituição Ayurvédica.

Cada constituição ayurvédica indica uma predisposição a alguns problemas físicos e emocionais, como pressão alta, excesso de muco, inflamações, depressão, agitação, etc.

Através da correta prescrição alimentar, a Medicina Ayurveda acredita conseguir harmonizar o corpo físico, mental e emocional do paciente, desintoxicando o organismo e favorecendo a perda de peso.

Em outras palavras, a dieta de abordagem ayurvédica utiliza alimentos com função terapêutica.

Princípios Básicos da Dieta Ayurvédica

A nutrição ayurvédica divide a alimentação em seis grupos de sabores, que devem ser consumidos numa determinada sequência ao longo do dia. Isso melhoraria a digestão e promoveria uma maior queima de calorias.

Esses grupos são:

  • Doces: açúcar, mel, massas, leite, arroz, etc;
  • Ácidos: vinagre, laranja, limão e outros alimentos cítricos;
  • Salgados: pratos salgados em geral;
  • Temperos: gengibre, pimentas e temperos ardidos, como os típicos da cozinha indiana;
  • Amargo: folhas verdes, alface, açafrão, etc;
  • Adstringentes: feijão, lentilhas, ervilhas, etc.

Mesmo quando a perda de peso é o objetivo, a dieta ayurvédica não restringe totalmente um alimento: apenas o reduz. Como seu principal objetivo é o equilíbrio entre corpo, mente e emoções, ela evita criar carências de sabores específicos.

temperosAssim, todos os seis grupos devem fazer parte de uma refeição.

Uma das maneiras de unir os seis paladares de uma só vez é através da massala, uma mistura de especiarias que pode ser adicionada aos pratos.

Cada uma dessas especiarias corresponde a um dos seis grupos.

A dieta ayurvédica também não foi elaborada para ser seguida por muito tempo: é mais encarada como uma estratégia de desintoxicação, com foco no alívio da retenção de líquidos.

As refeições devem ser administradas com intervalos de quatro em quatro horas, e o jantar deve ser servido cedo. Horários regulares estabelecem um ritmo melhor aproveitado para a digestão.

50% das calorias devem ser consumidas no almoço; o restante, distribuídas entre as outras refeições.

Como as emoções desempenham um papel fundamental na escolha dos alimentos e na digestão, a dieta ayurvédica recomenda evitar almoços e jantares de negócios, muitas vezes carregados de tensão e ansiedade.

Aliás, procure sempre fazer as refeições em ambientes com pouca circulação e sem estímulos como música ou tevê. O foco no sabor, na visão e no olfato os encadeiam entre si, aumentando a sensação de saciedade.

Dietas para Pessoas Pitta

Indivíduos Pitta possuem forte traço de liderança, sendo perseverantes e competitivas. Gostam de subir na carreira, coordenar equipes e se envolver em esportes.

salada
Quando a energia da pessoa Pitta está em desarmonia, surgem alergias de pele, espinhas, azia, febre e queda de cabelo.

Ela deve consumir com moderação frituras, muita pimenta, alimentos oleosos e ácidos (vinagre, tomate, limão, laranja, cebola, alho e pimentão).

Entre os alimentos benéficos listamos os adstringentes e amargos (uva, brócolis, couve, rúcula, grão de bico, ervilha), legumes e verduras doces (beterraba, arroz integral, batata, cenoura), frutas doces (maçã, manga, mamão), temperos como gengibre, coentro e salsinha.

Evite refeições quentes quando está calor; prefira sempre saladas cruas com folhas verde-escuro.

Não pule refeições e capriche no café da manhã.

Dietas para Pessoas Vatta

limão sicilianoQuem tem predominância Vatta são do tipo elétrico, bastante criativos e comunicativos e distraídos. Não gostam de rotina e estão sempre em busca de novidades.

Tem tendência a intestino preso, insônia, com juntas que estalam e extremidades geladas (mãos, pés, nariz).

Essas personalidades devem focar a alimentação em frutas doces e ácidas (banana, mamão, laranja, limão, abacaxi), farináceos integrais (arroz, macarrão), temperos picantes e ácidos e, sobretudo, refeições quentinhas.

Peixes, carnes e aves devem ser servidos quentinhos, com bastante molho.

Os Vattas tendem a beliscar; por isso deverão se policiar para realizar refeições mais completas e demoradas. É importante que ele observe os horários das refeições e as realize regularmente.

Dietas para Pessoas Kapha

Uma pessoa Kapha tende a ser mais lenta, preguiçosa, sentimental demais e melancólica, com riscos de depressão.

A obesidade, inclusive, é considerada um problema Kapha, mesmo que o indivíduo não tenha este dosha como dominante.

sopaA obesidade seria Kapha porque está ligada a um metabolismo mais lento e a retenção de líquidos.

Pessoas Kapha tendem a acumular mais gordura e mesmo células, apresentando tendência a cistos e tumores – além de muco, levando a gripes e resfriados, e problemas respiratórios.

Para equilibrar esse dosha, é preciso moderação em alimentos que elevam o índice glicêmico (massas, doces, batatas) e que seja muito pesados ou cremosos.

Uma boa recomendação é evitar comidas e bebidas geladas em favor de pratos e bebidas quentes, como sopas e chás como hortelã com gengibre, por exemplo.

Outra dica é jantar até, no máximo, 19:30 horas.