Dieta Ayurvédica: Abordagem para a Perda de Peso

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A alimentação Ayurvédica, original da Índia, possui princípios que foram adaptados para tratar a obesidade.

Seu foco principal não é o controle da ingestão calórica mas a prescrição de uma alimentação adequada ao dosha (humor biológico) em desequilíbrio em cada indivíduo.

Os doshas, que são três, estão todos presentes no indivíduo, com um predominando. Essa é chamada sua Constituição Ayurvédica.

Cada constituição ayurvédica indica uma predisposição a alguns problemas físicos e emocionais, como pressão alta, excesso de muco, inflamações, depressão, agitação, etc.

Através da correta prescrição alimentar, a Medicina Ayurveda acredita conseguir harmonizar o corpo físico, mental e emocional do paciente, desintoxicando o organismo e favorecendo a perda de peso.

Em outras palavras, a dieta de abordagem ayurvédica utiliza alimentos com função terapêutica.

Princípios Básicos da Dieta Ayurvédica

A nutrição ayurvédica divide a alimentação em seis grupos de sabores, que devem ser consumidos numa determinada sequência ao longo do dia. Isso melhoraria a digestão e promoveria uma maior queima de calorias.

Esses grupos são:

  • Doces: açúcar, mel, massas, leite, arroz, etc;
  • Ácidos: vinagre, laranja, limão e outros alimentos cítricos;
  • Salgados: pratos salgados em geral;
  • Temperos: gengibre, pimentas e temperos ardidos, como os típicos da cozinha indiana;
  • Amargo: folhas verdes, alface, açafrão, etc;
  • Adstringentes: feijão, lentilhas, ervilhas, etc.

Mesmo quando a perda de peso é o objetivo, a dieta ayurvédica não restringe totalmente um alimento: apenas o reduz. Como seu principal objetivo é o equilíbrio entre corpo, mente e emoções, ela evita criar carências de sabores específicos.

temperosAssim, todos os seis grupos devem fazer parte de uma refeição.

Uma das maneiras de unir os seis paladares de uma só vez é através da massala, uma mistura de especiarias que pode ser adicionada aos pratos.

Cada uma dessas especiarias corresponde a um dos seis grupos.

A dieta ayurvédica também não foi elaborada para ser seguida por muito tempo: é mais encarada como uma estratégia de desintoxicação, com foco no alívio da retenção de líquidos.

As refeições devem ser administradas com intervalos de quatro em quatro horas, e o jantar deve ser servido cedo. Horários regulares estabelecem um ritmo melhor aproveitado para a digestão.

50% das calorias devem ser consumidas no almoço; o restante, distribuídas entre as outras refeições.

Como as emoções desempenham um papel fundamental na escolha dos alimentos e na digestão, a dieta ayurvédica recomenda evitar almoços e jantares de negócios, muitas vezes carregados de tensão e ansiedade.

Aliás, procure sempre fazer as refeições em ambientes com pouca circulação e sem estímulos como música ou tevê. O foco no sabor, na visão e no olfato os encadeiam entre si, aumentando a sensação de saciedade.

Dietas para Pessoas Pitta

Indivíduos Pitta possuem forte traço de liderança, sendo perseverantes e competitivas. Gostam de subir na carreira, coordenar equipes e se envolver em esportes.

salada
Quando a energia da pessoa Pitta está em desarmonia, surgem alergias de pele, espinhas, azia, febre e queda de cabelo.

Ela deve consumir com moderação frituras, muita pimenta, alimentos oleosos e ácidos (vinagre, tomate, limão, laranja, cebola, alho e pimentão).

Entre os alimentos benéficos listamos os adstringentes e amargos (uva, brócolis, couve, rúcula, grão de bico, ervilha), legumes e verduras doces (beterraba, arroz integral, batata, cenoura), frutas doces (maçã, manga, mamão), temperos como gengibre, coentro e salsinha.

Evite refeições quentes quando está calor; prefira sempre saladas cruas com folhas verde-escuro.

Não pule refeições e capriche no café da manhã.