O dermaplaning é uma esfoliação superficial feita com uma lâmina de bisturi. Ela desliza sobre a pele e remove a camada córnea (ou seja, de células mortas) e a pilosidade da pele. O resultado é uma textura mais macia e uma tonalidade mais luminosa. Descubra mais sobre essa técnica a seguir.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]A Prática do Dermaplaning[/h2]
O dermaplaning é indolor. Logo, dispensa anestesia. Mesmo assim deve ser realizado por profissionais experientes na modalidade – de preferência em clínicas dermatológicas idôneas.
O primeiro passo é realizar uma limpeza profunda da pele. Para isso são usados o AHA – alfa hidroxiácidos (ácido glicólico em sabão), seguida pela aplicação de BHA – e beta hidroaxiácidos (ácido salicílico líquido).
Ambos estimularão uma descamação. Assim a ação do dermaplaning será capaz de alcançar camadas mais profundas da derme.
Em seguida é aplicado um creme ou um óleo para facilitar o deslizamento da lâmina – e esta começa a trabalhar. Depois é aplicada uma máscara calmante, quente ou fria. E, finalmente, um hidratante com fator de proteção 50+.
O dermaplaning só poderá ser repetido após 21 dias, que é o tempo de renovação celular.
[h2 type=”2″ width=””]O Que Fazer Antes e Depois do Dermaplaning[/h2]
Antes de marcar o procedimento, marque uma consulta com um dermatologia para analisar o estado da sua pele.
Provavelmente ele pedirá para você interromper o uso de alfa hidroxiácidos, beta hidroxiácidos e retinois cinco dias antes do dermaplaning. Isso evitará possíveis lesões da pele antes ou durante a execução do tratamento.
Este período de descanso da pele também inclui evitar a exposição solar. Nada de praia ou piscina! Depilação também está proibida. Em caso de acne ativa, remarque a sessão para uma data posterior.
Nos primeiros dois ou três dias após o dermaplaning evite contato direto com o sol. Use protetor solar diariamente, principalmente os de barreira física, com zinco e de duplo espectro (contra raios UVA e UVB).
Por mais uma semana continue dispensando o uso de agentes com AHA (como o ácido glicólico) ou BHA (ácido salicílico, agentes com microesferas ou com enzinas) Eles poderão provocar mais esfoliação e, consequentemente, vermelhidão, secura ou descamação.
Para lavar o rosto use gel de limpeza calmamente. Afinal as células que estão à superfície não podem ser irritadas.
E jamais puxe as pelinhas que podem soltar!
[h2 type=”2″ width=””]Resultados do Dermaplaning[/h2]
O dermaplaning aumenta o brilho e a luminosidade da pele. Além de eliminar as células mortas e a penugem facial. Sinais de envelhecimento como linhas de expressão e rugas são bastante atenuadas.
Também incrementa a permeabilidade dos produtos dermatológicos, aproveitando ao máximo seus efeitos.
A maquiagem se torna mais fixa e durável e a incidência de acne cai vertiginosamente. Isso porque os poros estão respirando livremente.
É um procedimento muito seguro e indolor – desde que seja feito por profissionais.
[h2 type=”2″ width=””]Contraindicações[/h2]
Pessoas com condições como a rosácea, psoríase e dermatites não podem realizar o dermaplaning. Por isso a consulta pré procedimento é tão importante. O dermatologista precisa dar o sinal verde para você entrar na lâmina!
Jamais improvise um dermaplaning em casa. Principalmente se você está pensando em utilizar uma lâmina de barbear.
Tratamentos de rejuvenescimento facial, como mesoterapia, injeção de ácido hialurônico ou aplicação de botox só podem ser feitos após o dermaplaning, quando seu dermatologista liberar.