Depilação à Laser: Escolha seu Tipo

Escrito por

Foi-se o tempo em que cera e lâminas eram as duas grandes soluções para eliminar os pelos superficiais. Saiba mais sobre a depilação à laser, que tem se tornado cada vez mais acessível ao bolso.

Uma das maiores vantagens da depilação à laser é que, após poucas sessões, seu resultado é quase permanente, precisando de apenas um procedimento anual de manutenção.

Por conta disso, ela também pode ser um bom investimento, já que você nunca mais terá custos com depiladoras ou lâminas de barbear.

Entenda melhor como a depilação à laser funciona e conheça o tipo ideal para você.

Como a Depilação à Laser Elimina o Pelo

depilaçao a laserA energia do laser penetra na pele em forma de luz, penetrando no folículo do pelo. Ela atua sobre a melanina, que o pigmenta; assim, retarda seu crescimento.

Os folículos que não forem desativados instantaneamente passam a produzir pelos mais finos e mais claros, que crescem mais lentamente. Depois de outras sessões – uma por mês – eles eventualmente são desativados também.

A depilação à laser não possui contraindicações. No entanto, é fundamental pesquisar por uma clínica bem conceituada no procedimento. Uma depilação mal-feita pode levar a formação de bolhas, escurecimento da pele e queimaduras de segundo grau.

O ideal é que consulte um dermatologista para uma avaliação inicial e, quem sabe, uma indicação segura de uma clínica.

Cuidados Depois da Depilação à Laser

Siga estritamente as recomendações do seu dermatologista. Mas a regra geral é não se expor ao sol por duas semanas depois de uma sessão.

Não retire os pelos que insistem em crescer com métodos que os arranquem pela raiz, como ceras, pinça e aparelhos elétricos. Eles podem anular os efeitos profundos do laser. Prefira lâmina.

Tipos de Depilação à Laser

Alexandrite

Indicada para peles morenas-claras e pelos mais claros que a pele, para regiões com menos concentração de pelos, como o buço. É praticamente indolor.

O procedimento da Alexandrite envolve uma depilação com cera ou pinça, seguida pela aplicação de uma pasta de carbono sobre a região. Essa pasta, depois de retirada, mostra a localização de folículos, facilitando a precisão do disparo do laser.

A pele pode ficar um pouco avermelhada, mas sem desconforto.

Laser Diodo

depilaçao a laserSe a sua pele é clara mas possui pelos grossos e escuros, o Diodo é a técnica mais indicada.

Os pelos da região são raspados com lâmina e na sequência é aplicado um creme anestésico na pele. Uma pistola de feixes de laser atua nos folículos inscritos em um centímetro quadrado.

Depois da sessão a pele se torna avermelhada e fica sensível, mas a eficácia é de 90% a 100% na extinção dos pelos.

Soprano

Um dos lasers mais sofisticados: atua em qualquer cor de pele, de pelo e concentração de fios. A dor é bastante minimizada.

O Soprano aquece gradualmente os folículos, provocando neles um dano térmico em suas estruturas. Em três ou quatro sessões, os fios deixam de crescer.

A vermelhidão posterior some em um dia.

Epilight

Mais indicado para homens, já que age em grandes quantidades de pelos grossos.

O procedimento inicial se assemelha ao Soprano, com a depilação e a pomada anestésica. No entanto, o Epilight emite luz em flashes regulares e rápidos.

Não dói, mas a sensação de pequenas pontadas ocorre. Possui taxa de 70% a 100% de sucesso.