Como Fazer uma Barba Bem Feita

Escrito por

Embora corriqueiro, fazer a barba pode irritar a pele do rosto. O importante é ficar atento aos truques e torná-los parte da rotina do barbear. Confira a seguir.

O barbear mais perfeito e saudável envolve um pouco mais de tempo e cuidado, mas o resultado é bem melhor do que o apressado. Surpreenda-se com as nossas dicas.

Temperatura Alta: o Segredo do Barbear Perfeito

homem barbearSe a sua pele é normal ou seca, sempre passe um hidratante facial antes de iniciar seu ritual de raspar os pelos.

Água fria da pia? Esqueça. O ideal é fazer a barba logo depois de um banho morno ou quente, antes de abrir a porta do banheiro. Ou então com a boa e velha toalha úmida quente.

Você pode umedecer uma toalha de rosto, colocá-la no microondas por dois minutos e depois levá-la ao rosto. Retire-a quando notar que está ficando fria.

Até mesmo o creme de barbear pode ser quente. E sim, substitua a famosa espuma pelo creme mesmo, aquele que vem em tubo semelhante ao de pasta de dentes. Coloque-a num recipiente e adicione um pouco de água quente. Misture bem e espalhe no rosto.

Lâmina de Barbear, Navalha ou Barbeador Elétrico?

barbearA lâmina de barbear, o vulgo Gillette, é muito mais fácil de encontrar, mais simples de usar, mais barata e promove um barbear mais rente à pele. No entanto, é mais fácil de se cortar, e o pelo tende a crescer de forma a encravar mais. Ou seja, causa mais irritação.

Uma Gillette dura apenas quatro usos. Depois disso, deverá ser jogada fora. E aqui, mesmo se a sua pele for oleosa, é recomendável utilizar um hidratante antes de iniciar os trabalhos.

A navalha também possui os mesmos prós e contras, com exceção da facilidade de encontrar no mercado.
Não só é menos comum do que a Gillette como também precisa ser de qualidade. Além disso, é preciso periodicamente afiá-la – mas na medida certa, para não ficar cortante demais.

O maior diferencial da navalha é que ela é perfeita para fazer o desenho de alguém cultiva alguma barba no rosto. Passe-a sempre no sentido de crescimento dos pelos.

Embora menos populares, barbeadores elétricos tem suas vantagens. Irritam menos a pele, são fáceis de usar, diminuem o risco de cortes e duram anos. São ideais para peles oleosas, pois dispensam o uso de hidratantes antes ou depois do barbear.
Limpe a máquina uma vez por mês, higienizando-a e retirando os pelos.

Barba e Bigode

pincel barbearIdealmente, faça uma barba leve, sem pressionar muito a pele. Redobre a atenção no pescoço, que é um local com mais relevos. Até o pomo de Adão, ou gogó, o pelo cresce em direção ao rosto; abaixo dele, em direção ao peito. Corte sempre no sentido dos pelos.

No bigode, atenção aos lábios: muitos cortes acontecem na linha deles e sangram bastante.

Ao final, use um massageador facial ou use as mãos em movimentos circulares: isso relaxa e ativa a circulação do sangue. Por fim, retire o resto do creme com água morna.

O Pós-Barba Ideal

Passe a toalha úmida, mesmo fria, pelo rosto: isso removerá possíveis restos de pelo que ficaram.
E acredite: um bom pós-barba arde, necessariamente. Isso significa que os poros, depois de dilatados pela temperatura da toalha e do creme, voltando a se fechar rapidamente.

Escolha sempre um produto testado dermatologicamente, de uma boa marca e que está de acordo com o seu tipo de pele. Lembre-se: o seu rosto está permanente exposto, tanto para a vista das pessoas quanto para agentes externos infecciosos.