Colesterol alto – Dicas da nutricionista!

Escrito por

 

Entenda um pouco mais sobre colesterol e triglicérides!

Colesterol bom e ruim – o que é isto?

Colesterol e triglicérides são também conhecidos como perfil lipídico.
Na verdade o colesterol não é tudo isso que falam dele, pelo contrario ele tem varias funções no nosso organismo como facilitar a entrada e a saída de substâncias nas membranas celulares.
No sistema nervoso ele ajuda na sinapse (troca de informações entre os neurônios).

Atua na produção de hormônios sexuais, cortisol (hormônio do estresse) na síntese de vitamina D que faz com que o cálcio se fixe no osso e em muitas outras funções.

Para se ter uma idéia 70% do colesterol é produzido pelo fígado e o restante vem dos alimentos (origem animal).
Quando ingerido em grande quantidade pode dar origem a arteriosclerose que é o acumulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos, também conhecida como placa de gordura ou ateroma.

Sua formação é lenta e progressiva e ela vai estreitando a passagem do sangue e muitas vezes deixando o fluxo de sangue comprometido para determinados órgãos. Podendo ocasionar um risco de infarto agudo do miocárdio ou um derrame cerebral, ou ainda levando a uma insuficiência renal, ou até disfunção erétil.

Alguns estudiosos especulam que os níveis altos de colesterol podem aumentar o risco de Alzheimer (pela falta do fluxo sangüíneo e conseqüentemente da sua oxigenação) podendo assim provocar a morte dos neurônios.

O colesterol esta dividido da seguinte forma:

Colesterol total e frações

HDL – Colesterol “Bom”

LDL – Colesterol “Ruim”

VLDL – Colesterol “Ruim”

 Triglicérides ou triglicerídeos

Os triglicérides são originados principalmente de uma alimentação inadequada.
O excesso de calorias faz com que o nosso organismo produza triglicérides, estes valores estando elevados estão relacionados com as doenças coronarianas.

Os alimentos ricos em açúcar são rapidamente transformados em gorduras, para serem usados como fonte de energia para o corpo.

O problema é que a maioria das pessoas tende a consumir em excesso todo tipo de alimento calórico levando a um aumento dos níveis de triglicérides e como conseqüência pode aumentar os níveis de colesterol.

Quando os níveis de triglicérides se encontram entre 400-500mg/dL pode vir acompanhada de uma pancreatite ou de um diabetes Mellitus.

Colesterol alto: como lidar?

Vamos dar um exemplo:

Imagine uma paciente, mulher 35 anos, 1,65 metros, 77 kg, com IMC (Índice de massa corporal) de 28,28 que se encontra em sobrepeso, separada, secretária, 2 filhos adolescentes, com histórico familiar de hipertensão arterial, doenças coronarianas e câncer.
A mesma relata fadiga, alimentação a base de Fast food, dores nas articulações, sedentária, fumante e ingere álcool esporadicamente.

Os exames bioquímicos (de sangue) revelam que seu LDL (colesterol ruim) está alto, podendo estar em risco de doenças cardiovasculares.

Mas o que fazer?

Algumas mudanças no estilo de vida, nos seus hábitos do dia a dia e uma dieta alimentar, poderão fazer toda a diferença para que volte a ter níveis de colesterol e triglicérides normais, afastando assim os riscos das doenças cardiovasculares e as doenças associadas.