Calosidades: Controle e Tratamento

Escrito por

Uma calosidade é uma área na camada superior da pele, o estrato córneo ou camada de queratina, que se torna anormalmente espessa. Ela acaba formando coxim protetor, em resposta ao atrito constante.

As calosidades podem se formar em qualquer parte do corpo, mas geralmente ocorrem sobre uma saliência óssea das mãos, dos pés, dos cotovelos ou sobre as áreas expostas ao atrito repetido.

A própria mandíbula de um violinista pode sofrer com calosidades.

No caso específico nos pés, o calo é uma área espessa de queratina, do tamanho de uma ervilha. Os calos duros surgem sobre as articulações dos dedos; os que se formam entre os dedos dos pés geralmente são mais moles.

Ao contrário da maioria das calosidades, os calos podem ser dolorosos, pois a pele espessa pressiona o osso subjacente.

Calosidade ou Verruga?

tratamento-peGeralmente as calosidades e os calos são facilmente identificados.

Algumas vezes, os calos são confundidos com verrugas plantares, as quais também possuem uma camada espessa de queratina.

Contudo, as verrugas são muito sensíveis quando comprimidas lateralmente, enquanto que os calos são mais sensíveis à pressão direta contra o osso

Tratamento para Calosidades

As calosidades e os calos são mais fáceis de prevenir que de tratar.

As calosidades podem ser evitadas removendo-se a fonte de irritação ou, quando isto é impossível, através do uso de luvas, coxins e outros dispositivos de proteção.

peA maioria das farmácias vende coxins e anéis protetores com formas adequadas para este objetivo. Mais freqüentemente causados pelo uso de calçados inadequados, os calos podem desaparecer quando sapatos mais adequados forem utilizados.

O uso de uma medicação que dissolve a queratina pode eliminar os calos mais rapidamente. Essas medicações, denominadas agentes queratolíticos, freqüentemente contêm o ácido salicílico.

Elas podem ser aplicadas sob a forma de uma pasta que seca ao contato, ou um coxim contendo a medicação pode ser aplicado sobre a área.
No entanto, quando esses agentes queratolíticos não são aplicados cuidadosamente, o ácido pode lesar o tecido normal adjacente.

Os calos e as calosidades também podem ser diminuídos com a utilização de uma pedra pome durante o banho.

Em outros casos, podem ser aparados com o auxílio de um bisturi por um médico ou um enfermeiro.

Em um indivíduo diabético com má circulação, os calos e as calosidades podem curar lentamente, especialmente quando localizam-se sobre os pés. Os médicos recomendam aos indivíduos diabéticos um cuidado especial com os pés.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: wolfsavard, drewgstephens