Calorias que são? não existe uma dieta perfeita para todos!

Escrito por

O que é caloria?

Agora vamos conhecer um pouco mais as calorias que ingerimos, pois nem todas as calorias são iguais.

Na nossa cultura dizem que precisamos ingerir menos alimentos, sabemos porém, que esse processo não funciona, podemos ingerir as calorias, mas o que vai fazer diferença é o tipo de alimento que estaremos ingerindo.

Caloria 

É uma unidade de energia que define a quantidade de calor necessária para aumentar 1g em 1°C na pressão atmosférica no nível do mar.

Quando comemos algo os processos químicos que compõem o metabolismo quebram os alimentos e os transformam em energia.
A queima dessa energia é que nos possibilita a realização de todas as nossas atividades, desde pensar, andar, respirar.

Os alimentos que ingerimos são absorvidos em ritmos diferentes e contém quantidade de fibras, carboidratos, proteínas, gorduras e outros nutrientes, e são essas diferenças dos componentes alimentares que vão controlar o peso.

Um exemplo básico: O açúcar presente em um refrigerante entra rapidamente na corrente sanguínea, e se o seu organismo não precisa de calorias no momento, ele vai armazenar na forma de gordura.

Por outro lado se ingerir um alimento com a mesma quantidade de açúcar e esse alimento for rico em fibras, ele será absorvido lentamente, dando a chance ao organismo de utilizar melhor essas calorias e assim evitando o ganho de peso.

Adotando uma dieta:

Nossa alimentação está em sintonia com os nossos genes, os alimentos contém informações que dão ao nosso metabolismo instruções específicas sobre o que ele deve fazer como emagrecer ou engordar, acelerar o processo de envelhecimento ou torna – lo mais lento, produzir hormônios que aumente ou diminua o apetite.

Aquilo que comemos diz aos nossos genes qual a decisão que o nosso organismo deve tomar, seja queimar ou armazenar calorias.
Nessa orquestra afinada com os genes, cada pessoa tem uma necessidade.

Algumas precisam de mais gordura, outras mais de proteínas e ou carboidratos, nesse contexto geral não existe uma dieta perfeita para todos, mas há um consenso: a importância de ingerir alimentos integrais.

Isto porque eles conversam com os nossos genes na mesma língua e principalmente se forem orgânicos, pois esses não contêm agrotóxicos, gorduras prejudiciais, carboidratos refinados e substancias artificiais.

calorias

calorias

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: sergeant killjoy, sergeant killjoy