Batons que Fixam nos Lábios

Escrito por

Para a maior parte das mulheres o batom é o ponto focal da maquiagem. Mas a alegria de colorir os lábios se acaba quando, em poucas horas, ele desaparece sozinho. A seguir damos dicas de versões de batom de alta fixação.

Hoje em dia praticamente todas as modalidades de batom possuem uma versão de longa fixação. Até mesmo o gloss líquido já cumpre o desafio de permanecer mais tempo na boca.

Fique por dentro dos formatos mais duradouros de batons do mercado.

Batons 24 Horas: Fixação Máxima

Embora não esteja presente em qualquer marca de maquiagem, o batom de máxima duração pode ser encontrado em boas farmácias, lojas de departamento e, naturalmente, de cosméticos. A marca mais famosa é o da Maybelline.

batom maxima fixaçãoTrata-se de uma espécie de tinta líquida que você espalha com um aplicador próprio e aguarda dois minutos para a secagem completa. Em seguida, você passa por cima dele um batom transparente, para dar brilho e hidratar o local.
Este batom permanece nos lábios mesmo depois de comer, beber ou mesmo beijar alguém. Embora de fato dure 24 horas, com o desgaste, ele pode ir gradualmente sumindo no centro da boca. Então, vale a pena retocar.

Nunca dispense o acabamento transparente. Como é muito seco, seus lábios podem ficar ressecados a ponto de incomodar ou soltar pelinhas.
Também preste muita atenção na hora de aplicá-lo: como ele seca rapidamente, se você errar o traço dos lábios é importante corrigir imediatamente.

Para retirá-lo completamente, utilize demaquilante bifásico para maquiagem à prova d´água para os olhos.

Outras marcas vão um pouco menos longe, garantindo cerca de 12 horas de lábios coloridos.

Batons em Lápis Possuem Maior Durabilidade

Quem gosta mesmo de se maquiar já deve ter reparado que lápis especiais para contorno dos lábios também podem servir para preenchê-los, garantindo uma fixação melhor do que se fosse utilizado um batom em bastão normal.

De olho nisso, marcas sérias como a NARS desenvolveram lápis especiais não apenas para o contorno mas também para pintar todo o resto. Eles são mais grossos, em geral possuem acabamento matte (opaco) mas em geral não causam o desconforto da secura.

Na verdade, possuem uma quantidade ideal de substâncias hidratantes, que não atrapalham na fixação.
Eles duram bastante e resistem bem a muitas horas de conversa, bebida e comida. Um beijinho, no entanto, pode deixar marca.

Batons em Bastão de Boa Fixação

batom vermelhoBatons em bastão são sempre uma surpresa. Eles podem ser duráveis sem ser permanentes – ou acabar se revelando cremosos demais e escorrer em pouco tempo.

Uma dica para não correr esse risco é os de linhas matte. Desconfie sempre dos mais cintilantes.
Batons em bastão da M.A.C. costumam não decepcionar. Mas se você já possui um que adora mas que te deixa na mão, você pode tentar um truque.

Passar uma camada de pó compacto nos lábios, fazer o contorno com um lápis labial fino, preencher com a sua cor preferida e retirar o excesso pressionando a boca contra um lenço de papel.
Melhora bastante o tempo útil do produto no rosto.

Vale lembrar que a aplicação de lip gloss para dar brilho extra a um batom que não seja de máxima duração pode fazê-lo escorrer em pouco tempo. A dica para aumentar a duração com pó compacto cairá por terra se você finalizar com gloss.

Lip Gloss: O Menos Durável

Por mais que a maior parte das marcas anunciem seus lip glosses como sendo de alta durabilidade, a maioria não é. Eles podem ser mais pegajosos que os comuns, mas não significa que eventualmente escorrerão.

Algumas mulheres gostam com o efeito escorrido do gloss, pois ele valoriza lábios naturalmente grandes e bem torneados. Mas se você é fá de brilho mas quer mais controle, a saída é apostar na linha Lip Lover ou Shine Lover da Lancôme.

Marcas de luxo, por sinal, costumam ser mais confiáveis em matéria de lip gloss de boa fixação. Se você é fã do efeito, vale o investimento.