Aprenda a Se Maquiar para as Festas!

Escrito por

 

O fim de ano está aí e as ocasiões especiais se multiplicam.

É a hora certa para usar uma roupa especial, um cabelo mais elegante, uma maquiagem mais elaborada.

Infelizmente esta também é a época mais corrida, e pode faltar tempo para marcar um horário no salão de beleza. A saída? Fazer a sua maquiagem em casa!

É menos complicado do que parece; por isso preparamos um guia básico de auto maquiagem de festa para peles claras e negras.

Como Comprar os Produtos Certos

estojo maquiagemA melhor forma de adquirir a maquiagem certa é, sem dúvida alguma, visitando uma loja especializada onde as atendentes são, também, maquiadoras.

Elas costumam analisar o rosto da cliente e maquiá-la na hora com os produtos à venda na loja, para mostrar como chegar ao visual pretendido. Portanto, não se esqueça de informar que você tem interesse num look mais dramático, para festas.

Se você gostar do resultado final, poderá adquirir todos os produtos utilizados – e terá feito uma pequena aula sobre como reproduzir o visual em casa.

Básicos da Maquiagem

É impensável aplicar maquiagem sobre uma pele suja: não só o efeito dos produtos ficará comprometido como vai durar muito menos tempo.

Portanto a primeira regra é lavar o rosto! E eliminar qualquer traço de maquiagem que tenha usado durante o dia.

A segunda regra é procurar um lugar bem iluminado, com uma luz não muito amarelada. Maquiar-se num lugar escuro pode levar a resultados desastrosos.

A Pele

A recomendação seguinte é espalhar no rosto um produto cada vez mais popular entre as mulheres: o primer, uma espécie de gel incolor, ou levemente pigmentado, que prepara a pele para receber a base, otimizando muito seu efeito.

Com o primer a base fica bem mais uniforme, aveludada e duradoura.

Se você precisa disfarçar olheiras, espinhas ou outras manchas de pele, aplique nessas regiões um corretivo ligeiramente (não muito!) mais claro que o seu tom de pele. Espalhe bem.

blushPasse uma camada fininha de pó compacto sobre todo o rosto, para dar um acabamento mais sofisticado.

O blush é fundamental na produção: ele dá o aspecto de frescor e jovialidade ao visual. Mal aplicado, no entanto, pode acabar com ele.

Portanto fuja dos tons muito vibrantes: prefira cores como o pêssego ou um rosado mais discreto.

É preferível que você passe mais camadas de um pó mais claro do que uma pincelada desastrosa de um tom muito vibrante, e ter que recomeçar a maquiagem do zero.

E esqueça os pequenos pincéis que vem no estojo: providencie um pincel mais volumoso, arredondado e de corte chanfrado. O resultado é muito mais eficiente.

Dica: jamais compre um blush sem antes experimentar. A cor que está no estojo pode mudar radicalmente uma vez aplicada ao rosto.

Os Olhos

É a maquiagem dos olhos que diz a que você veio. Ou seja, se a ocasião é festiva, a sombra deve ser cintilante!

maquiagem olhosPraticamente todas as marcas de maquiagem oferecem estojos com duas, quatro ou até mesmo seis cores diferentes capazes – uma palheta perfeita para criar um look completo.

Vale mais a pena apostar num conjunto desses do que comprar várias cores diferentes, e arriscar.

Comece espalhando o tom mais claro do estojo sobre as pálpebras e na linha logo abaixo das sobrancelhas. Aplique o tom intermediário na dobra da pálpebra e o tom mais escuro no canto externo da mesma.

Sempre esfumace a sombra, evitando que os limites das cores fiquem visíveis.

Com um lápis cinza grafite, corrija o traçado das sobrancelhas, e escove-as em seguida. Use os dedos para suavizar traços que estejam marcados demais.

Se for preciso, retire com uma pinça os pelos que estão fora do arco das sobrancelhas – mas não as afine. Atualmente as mais cheias estão mais em voga.

Aplique, da raiz às pontas, várias camadas de rímel, para marcar bem o olhar, inclusive nos cílios inferiores. Opte pela versão à prova d´água se estiver muito calor.

Por fim, delineie as pálpebras inferiores com lápis branco, para aumentar os olhos; ou com lápis preto, para um visual mais dramático.

Dica: Ilumine o olhar aplicando um ponto de sombra clara cintilante nos cantos internos nos olhos.