Alimentos Funcionais para Combater a Anemia

Escrito por

A anemia, causada pelos baixos níveis de ferro no sangue, é cada vez mais frequente em todo o mundo.

Isso acontece porque os alimentos industrializados, pobres em ferro, ocupam um lugar cada vez maior na dieta do homem moderno.

A falta de ferro no sangue atrapalha no transporte das moléculas de oxigênio para os tecidos de todo o corpo.

Suas consequências incluem menor resistência a infecções, crescimento mais lento das crianças, menor taxa de aprendizado, apatia e problemas na gestação, como o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.

Um homem adulto precisa absorver por volta de 5mg de ferro diariamente; a mulher, por conta da gravidez e da menstruação, deve absorver um pouco mais. Crianças precisam de 10mg a 15mg por dia.

É possível corrigir a anemia com o consumo de alguns alimentos funcionais. Veja a seguir.

Curando a Anemia: Alimentos Funcionais

beterrabaOs alimentos que podem ajudar a vencer a anemia são, naturalmente, os ricos em ferro. 

No entanto nem todos possuem a mesma taxa de absorção pelo organismo.

Os que possuem boa taxa de absorção são conhecidos como fontes de ferro heme, e os de baixa absorção, não heme.

As fontes de ferro heme são carne vermelha, fígado, aves e peixes. Já os alimentos fonte de ferro não heme são verduras de folhas escuras e leguminosas.

Eles incluem principalmente o bife de fígado, a carne vermelha, o coração de galinha, as ostras, gemas de ovo, o tofu e a carne seca.

Beterraba, farinha de peixe, pão de cevada, frutas oleaginosas e vegetais verde-escuros como brócolis, salsa e rúcula, além de inhame, são essenciais à dieta do anêmico – mas possuem menor absorção pelo organismo.

Isso significa que esses alimentos, sozinhos, não aumentam os níveis de ferro no sangue. Isso porque, para ser absorvida, essa substância precisa da presença de algumas outras. Veja a seguir.

Alimentos Coadjuvantes na Absorção do Ferro

Como vimos, algumas vitaminas são essenciais na absorção do ferro pelo organismo. Ou seja, elas devem fazer parte do seu cardápio, ao lado dos alimentos riscos em ferro.

Vitamina C

É importante incluir, na mesma refeição, alimentos ricos em vitamina C, já que ela ajuda na assimilação do ferro pelo organismo.

Beba sucos – ou coma de sobremesa – as seguintes frutas: laranja, tangerina, toranja, morango, abacaxi, maracujá, romã e caju. Limonadas são boas pedidas, assim como espremer limão sobre a salada.

Vitamina A

mamão

A vitamina A facilita o transporte do ferro para o sangue, promovendo a formação de glóbulos vermelhos – aqueles que levam o oxigênio até os tecidos humanos.

A batata-doce, a cenoura, a abóbora, a manga, a couve, o espinafre, o mamão, o damasco seco e o tomate são ricos em vitamina A.

Ovos e o fígado (que também é rico em ferro) também estão nessa lista.

Alimentos Amargos

De modo geral, alimentos amargos como a chicória, o jiló, o agrião e a alcachofra estimulam a produção de enzimas digestivas que facilitam a absorção do ferro.

Consuma-os principalmente crus, em saladas.