Conheça a Alimentação Ayurvédica

Escrito por

A alimentação ayurvédica é prescrita levando em consideração características particulares do organismo do indivíduo; portanto, antes de mais nada é preciso realizar um diagnóstico de possíveis desequilíbrios na saúde do paciente.

Seu principal objetivo é desintoxicar, restaurar e preservar o equilíbrio funcional do corpo através da nutrição. Para a Medicina Ayurveda, a alimentação não apenas nutre o corpo, mas também tem a capacidade de regenerá-lo.

A base dessa modalidade de alimentação está no Ayurveda, uma filosofia médica indiana que encara as diferentes condições de saúde do indivíduo como “humores biológicos”, ou Doshas.

A palavra Ayurveda significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur), e objetiva uma vida não apenas longa como também plena tanto física como mental e emocionalmente.

Por isso a alimentação é prescrita, também, levando em conta os variantes externos ao paciente, como estações do ano. Acredita-se que nutrição incompatível com o clima pode agravar desequilíbrios dos doshas.

Conceitos da Alimentação Ayurvédica: Os Doshas

alimentação ayurvédicaDe acordo com o Ayurveda, existem três humores biológicos: o Vatta, o Kapha e o Pitta. Eles são compostos por cinco elementos, o éter, o ar, o fogo, a água e a terra.

Para estar saudável é necessário que os três Doshas estejam em harmonia.

Cada pessoa possui um Dosha dominante, que se caracteriza por seu perfil físico e mental.

Para definir qual o Dosha dominante num determinado paciente, o terapeuta ayurvédico leva em consideração fatores como situações de vida, idade e experiências.

No entanto existem algumas características básicas que sugerem o humor biológico preponderante. Veja a seguir.

Dosha Kapha

Pessoas Kapha pertencem aos elementos água e terra.

Um Dosha Kapha acentuado gera propensão à obesidade e à formação de mucos, levando a problemas respiratórios. São indivíduos afetuosos, sentimentais e mais calmos.

Por causa de sua digestão lenta, recomenda-se moderação com doces, sal e gorduras e maior consumo de fibras e vegetais.

Dosha Vatta

sopaSeu principal elemento é o ar.

Indivíduos fortemente Vatta estão mais propícios a apresentar inchaços, constipações, pele mais ressecada, mais resfriados, cansaço mais acentuado e insônia.

Suas capacidades intelectuais são acentuadas, aprendendo rápido.

A indicação para os Vatta é que evitem alimentos de paladar amargo, prefiram sopas aquecidas no lugar de saladas e alimentos crus.

Dosha Pitta

Aqui a tônica é o elemento fogo, com água em segundo lugar.

A alta produção de bile leva a personalidades mais irritáveis e ativas, perfeccionistas e com bastante apetite. Tendência à acne, inflamações da pele e febre.

A recomendação é que evitem temperos fortes, preferindo refeições mais leves com alimentos crus e saladas.

Características da Nutrição Ayurvédica

alimentação ayurvédicaPara a alimentação ayurvédica, a digestão é o fator mais relevante de todos.

O organismo deve assimilar e metabolizar os nutrientes de forma completamente benéfica; portanto, a função digestiva é chave no sucesso desse tipo de alimentação.

Além disso, a principal refeição é o almoço, quando se deve consumir metade das calorias do dia. Isso porque esse é o momento em que o sistema digestivo está funcionando plenamente.

O restante das calorias devem ser ingeridas nas demais refeições – e sempre até as 18 horas. Portanto, o jantar deve ser servido bem cedo.

O intervalo entre as refeições deve ser de quatro horas, e as refeições devem sem realizadas sempre na mesma hora todos os dias.