Aspectos básicos dos adoçantes

Escrito por

Adoçantes e a saúde !

 

– Na hora da compra:

É fundamental que os consumidores desenvolvam o hábito da leitura do rótulo e busquem conhecimento sobre a data de validade, indicação quantitativa do conteúdo, valores calóricos e energéticos, informações nutricionais, tipo de edulcorante e ingredientes, bem como as contra-indicações para determinadas doenças.
Existem adoçantes naturais como a Frutose, que é o açúcar das frutas, o Esteovisídeo que é extraído das folhas da stévia (planta nativa da região que vai do Paraná até o Paraguai).

O Sorbitol, o Manitol e o Xilitol são álcoois de açúcar obtidos pela redução da glicose (sorbitol) e frutose (manitol).
Adoçantes artificiais são produzidos sinteticamente.

– Aspectos básicos do adoçante:

Com exceção da água e dos chás e cafés não adoçados, a maioria das bebidas mais populares, como os refrigerantes carbonatados, sucos, néctares, bebidas com café, chás doces e bebidas esportivas, contém algum tipo de adoçante nutritivo, adoçante não nutritivo ou uma combinação de ambos.

Conhecer os adoçantes usados nas bebidas pode ajudá-lo a tomar decisões informadas e a entender melhor o papel que as bebidas desempenham em uma dieta saudável.

“Adoçantes nutritivos”
Os adoçantes similares ao açúcar refinado (sacarose) e o xarope de milho rico em frutose (HFCS) são considerados adoçantes nutritivos porque são carboidratos contendo energia, que pode ser usada como combustível para o corpo.

Tanto a sacarose quanto o HFCS contêm cerca de 4 calorias por grama, ou 16 calorias por colher de chá. Saiba mais sobre carboidratos.

“Adoçantes não nutritivos”
Os adoçantes não nutritivos também são, algumas vezes, chamados de adoçantes com baixas calorias ou intensos pelo fato de sua doçura ser tão potente – variando de 200 a 600 vezes a doçura da sacarose. Isto significa que um pouquinho rende muito.
E é por isso que adoçantes como o aspartame, a sucralose e a sacarina podem ter o gosto doce, mas não contêm virtualmente nenhuma caloria.

Saiba mais sobre os adoçantes comuns usados nas bebidas.

– Açúcar:

O açúcar é uma forma de carboidrato usado em alimentos e bebidas.
Muito freqüentemente, o termo açúcar refere-se ao açúcar refinado, que contém 50% de glicose e 50% de frutose.

fonte: thebeverageinstitute.org