Causas prováveis de problemas
– A bomba não foi escorvada ou a escorva não foi bem realizada
– Excessiva altura de sucção (verificar AMS)
– Não há água
– Entrada de ar pelas conexões
– Rotor – Conjunto impulsor – Tubulações obstruídas
– Válvula de pé defeituosa, muito pequena, mal instalada ou obstruída
– Válvula de retenção interna da bomba defeituosa
– Motor com rotação invertida
– Excessiva altura manométrica
– Altura manométrica inferior à indicada
– Rotor ou tubulações com diâmetros inferiores
– Assentamento da bomba/motor sem fixação rígida
– Tubulação sem apoio próprio
– Submergência do ejetor menor que a indicada na Tabela de Seleção
– Má regulagem do registro (vide n.° “6” – série EP)
– Bico ejetor obstruído (ralo do ejetor muito próximo do fundo do poço)
– Válvula de retenção do ejetor obstruída ou defeituosa
– Elevação máxima maior que a indicada na Tabela de Seleção
– Presença de corpos estranhos no interior da bomba ou motor
– Corpos estranhos dentro da bomba, provocando travamento do motor
– O líquido está abaixo do nível de captação da bomba (ralo)
– Ralo da bomba obstruído
– Tubulação de elevação com diâmetro inferiro
– Vibração excessiva da tubulação de elevação
– Cavitação (sucção forçada)
– Atrito com partes estacionárias: rotor, conjunto impulsor, eixo empenado
– Rolamento de esferas do motor com desgaste ou danificados
– Falta de corrente elétrica
– Ligação elétrica errada/emenda do cabo de alimentação com mau contato
– Platinado desregulado (motores monofásicos)
– Capacitor fraco (motores monofásicos)
– Centrífugo defeituoso
– Chave magnética
– Chave magnética defeituosa
– Baixa tensão
– Bitola de fio fina (vide Tabela para Dimensionamento de Fios)
– Sobretensão