Causas prováveis de problemas

 

– A bomba não foi escorvada ou a escorva não foi bem realizada

– Excessiva altura de sucção (verificar AMS)

– Não há água

– Entrada de ar pelas conexões

– Rotor – Conjunto impulsor – Tubulações obstruídas

– Válvula de pé defeituosa, muito pequena, mal instalada ou obstruída

– Válvula de retenção interna da bomba defeituosa

– Motor com rotação invertida

– Excessiva altura manométrica

– Altura manométrica inferior à indicada

– Rotor ou tubulações com diâmetros inferiores

– Assentamento da bomba/motor sem fixação rígida

– Tubulação sem apoio próprio

– Submergência do ejetor menor que a indicada na Tabela de Seleção

– Má regulagem do registro (vide n.° “6” – série EP)

– Bico ejetor obstruído (ralo do ejetor muito próximo do fundo do poço)

– Válvula de retenção do ejetor obstruída ou defeituosa

– Elevação máxima maior que a indicada na Tabela de Seleção

– Presença de corpos estranhos no interior da bomba ou motor

– Corpos estranhos dentro da bomba, provocando travamento do motor

– O líquido está abaixo do nível de captação da bomba (ralo)

– Ralo da bomba obstruído

– Tubulação de elevação com diâmetro inferiro

– Vibração excessiva da tubulação de elevação

– Cavitação (sucção forçada)

– Atrito com partes estacionárias: rotor, conjunto impulsor, eixo empenado

– Rolamento de esferas do motor com desgaste ou danificados

– Falta de corrente elétrica

– Ligação elétrica errada/emenda do cabo de alimentação com mau contato

– Platinado desregulado (motores monofásicos)

– Capacitor fraco (motores monofásicos)

– Centrífugo defeituoso

– Chave magnética

– Chave magnética defeituosa

– Baixa tensão

– Bitola de fio fina (vide Tabela para Dimensionamento de Fios)

– Sobretensão