Instruções para acionamento da bomba

– Antes de conectar a tubulação de recalque à bomba, faça a escorva da mesma, preenchendo com água todo o corpo e a tubulação de sucção, eliminando-se o ar existente em seu interior.

Após completar a escorva assegure-se que o bujão do orifício de escorva foi recolocado.

A operação de escorvar, deve ser repetida cada vez que a bomba ficar parada por longos períodos ou quando existirem bolsões de ar no sistema.

– Complete a instalação hidráulica de recalque;

– Verifique novamente todas as instalações elétricas e hidráulicas antes de acionar a motobomba;

– Nas motobombas monofásicas 6 (seis) fios, trifásicas, ou nas bombas mancalizadas, observe, logo na partida, pelo lado traseiro do motor, se este gira no sentido correto (sentido horário, exceto modelo BCA-43).
Caso contrário, inverta o giro do mesmo através da troca de duas linhas de alimentação L1 L2 (motores elétricos), ou reposicione o acionamento (motores a combustão).

A bomba deve ser desligada imediatamente, e os problemas corrigidos, se durante seu funcionamento ocorrerem os seguintes problemas:

* Não há descarga de líquido;

* Descarga de líquido insuficiente;

* Vibração;

* Superaquecimento do motor.

– As peças internas das bombas recebem uma película de graxa para evitar oxidação durante o armazenamento.
Por isso, recomenda-se bombear água por uns 3 minutos para fora do reservatório, antes da conexão final ao mesmo;

– Ao efetuar o primeiro acionamento do conjunto motobomba, sugerimos que a partida do mesmo seja feita com registro fechado, abrindo-o lentamente e medido-se a corrente e a voltagem através de um alicate amperímetro/voltímetro até que o sistema estabilize-se.

Tal procedimento permite que sejam conhecidos os pontos operacionais do equipamento (Vazão, Pressão, Corrente e Voltagem) evitando-se assim, eventuais danos ao mesmo.

Bombas de alta pressão, fornecidas com 2 a 4 estágios.

fonte: www.dec.ufcg.edu.br
fonte: Schneider