Esquema Básico de Instalação série: ER

 

 

– Montagem da Tubulação de Sucção

A- Instale no bocal de sucção uma união;

B- Determine com exatidão os comprimentos dos tubos que serão utilizados na instalação da sucção;

C- Não se esqueça de assegurar que a válvula de pé (retenção) do ejetor deverá ficar 30cm acima do fundo do poço;

D- Abra a rosca nas extremidades dos tubos (para união, conexões e válvula de retenção ou pé) e em seguida vedar com fita veda rosca.

Observação:
Quando a submergência do ejetor for inferior a 10m, ocorrerá perda no desempenho da bomba, ou seja, redução da vazão.

– Montagem da Tubulação de Recalque

A- Instale no bocal de recalque uma união;

B- Instale o conjunto “Tê”, um cotovelo e um bujão para facilitar a operação de escorvamento;

C- Instalar outra seção de tubo para o adaptar o registro (vide figura anterior);

D- Complete a instalação de elevação, até o ponto de descarga.

– Funcionamento

Concluídas as instalações hidráulicas e elétricas, seguir os procedimentos:

1- Retirar o bujão do cotovelo;

2- Encher totalmente, pelo bujão, toda carcaça e as tubulações de sucção (escorvamento) com o líquido;

3- Recolocar o bujão;

4- Fechar todo o registro

5- Ligar o motor para verificar o sentido de rotação e desligar;
• Motor monofásico sai da fábrica com o sentido de rotação correto
• Motor trifásico: Caso o sentido de rotação estiver invertido (observe o sentido correto indicado pela seta), inverta a ligação de uma das fases;

6- Ligar a bomba. Com ela em funcionamento, espere o manômetro indicar a pressão. Caso isso não ocorra, desligue

7- Abrir lentamente o registro, com a bomba em funcionamento e acompanhar o deslocamento do ponteiro do manômetro;
a- Observar no manômetro a indicação da marca em que ocorre queda brusca de pressão. Desligar o motor da bomba e fechar todo o registro;
b- Religar o motor e abrir o registro até o manômetro alcançar a marca inferior, àquela indicada na letra “a”. Nesse ponto o manômetro deverá manter uma pressão constante, ou seja, a pressão ideal de trabalho;

8- A bomba nunca deverá operar a seco, sob risco de danificar a vedação do eixo (selo mecânico);

9- Nunca dar partida definitiva na bomba com o registro totalmente fechado.