bóia automática em 2 caixas independentes - dúvida II

« anterior - »

 

Uma bomba, duas caixas independentes !

Escrito por Instrutor Daniel Ferreira

 

 

 

 

 

 

 

- Situação 3:

Suponhamos que os reservatórios tanto da casa superior como o da casa inferior se encontrassem em seu nível crítico, as duas boias automáticas estariam acionando a bomba, permitindo assim a entrada de água pela torneira de boia.

E quando um dos reservatórios estiver abastecido, uma das boias automáticas estaria desarmada e a torneira de boia do respectivo reservatório evitaria o transbordamento do mesmo.
Porém a outra boia automática continuaria acionando a bomba e a torneira de boia daquele reservatório permitiria a entrada de água, ou seja, as torneiras de boia fariam o papel de dispositivos anti transbordamento.

 

 

O esquema da instalação:

boia esquema

OBS: É importante ressaltar que a boia automática deve ficar posicionada abaixo do posicionamento máximo da torneira de boia, pois, se não for feito dessa forma, de nada adiantará a torneira de boia, o reservatório transbordará.

Deve ficar bem claro também, que esta é uma solução para uma instalação pré-existente, é sempre aconselhável fazer uma instalação de uma bomba para que este tipo de problema não venha ocorrer, ou seja, o ideal é ter uma bomba instalada para cada residência, evitando este tipo de situação, pois, realmente não é nada aconselhável instalar torneira de boia em tubulação com recalque, ou seja, com pressão fornecida por conjunto motobomba.

 

Espero ter tirado sua dúvida.

 

Instrutor Daniel Ferreira

 

 

 

 

« anterior - »