Como Aproveitar ao Máximo a Visita da Decoradora

Escrito por

Você tomou todo o cuidado para selecionar um decorador talentoso e dono de um estilo que você aprecia. Agora, é hora de dar o melhor de si para ajudá-lo a transformar a sua casa no seu lugar de sonhos. Confira as nossas dicas.

Geralmente, artigos falando sobre a profissão de designer de interiores caminham para a importância de contratar um. Mas e depois? Você já sabe como tirar o máximo de proveito desse profissional?

O Papel do Decorador ou Designer de Interiores

Para muitos, contratar um designer de interiores é um sonho de consumo. E os motivos para essa contratação são bem recorrentes.

Geralmente, na finalização da construção da casa ou na entrega de um novo apartamento, o cliente se depara com inúmeros acabamentos, revestimentos e mobiliário ainda em aberto – e que devem harmonizar-se entre si.

Assim, percebe que está totalmente perdido em meio a tantas opções.

Outro caso é quando a decoração antiga está se tornando anacrônica, ou o morador simplesmente sente a necessidade de injetar frescor e novidades à casa.

O designer de interiores é a peça indispensável para equacionar todas essas questões com precisão e bom gosto. O que se traduz em economia e muita satisfação.

Como É o Trabalho da Decoradora

decoradora croquisA consultoria com o decorador pode englobar o atendimento na sua casa, acompanhamento em lojas de decoração para que suas compras sejam totalmente eficazes, e fazer o projeto em si, que poderá ser contratado como ambiente único ou o projeto completo.

É importante saber que cada profissional trabalha e cobra diferente. Portanto, pergunte sobre como o seu escolhido costuma proceder.

O custo do designer é um valor agregado. Ou seja, o tempo de trabalho, a qualidade e estilos dos seus projetos, além da credibilidade para com seus clientes e fornecedores, são fatores que podem interferir no valor da contratação.

Como Maximizar o Sucesso do Trabalho do Designer de Interiores

Contudo, a contratação de um decorador requer, também, a dedicação do cliente.

Separe Plantas e Documentos do Imóvel

Para sua reunião inicial, é muito importante você reunir todas as plantas antigas e de prefeitura.

Também não se esqueça dos documentos referentes aos serviços executados que possam agregar dados técnicos importantes. Entre eles estão instalação de ar condicionado, desenhos de marcenaria, orçamentos e notas fiscais de itens comprados, etc.

Faça uma Lista dos Objetos que Deseja Manter

croqui decoraçãoÉ muito importante que você deixe claro para seu designer o que deseja manter ou o que quer descartar. Portanto, faça uma lista de tudo o que deseja reaproveitar, de objetos e móveis aos eletrodomésticos.

Apresente-os ao decorador quando da primeira visita dele à sua casa. Peça para que ele os fotografe, para que fique mais fácil inseri-los no projeto.

Você também pode fotografar e enviar por e-mail ao profissional.

Assinale os quadros e objetos dos quais goste muito: assim o designer vai procurar colocá-los em locais de destaque. Itens que você tenha trazido de viagem e sejam herança de família também são muito importantes para o profissional identificar quem é você.

Um dos momentos mais importantes dessa relação profissional é esse “namoro” inicial. Por isso não poupe informações ao seu designer.
Ele vai usar todo o material coletado para desenvolver o seu projeto com mais certeza e personalização, deixando a sua decoração com a sua cara!

Separe Fotos da Decoração que Gosta

Criar uma pasta virtual com todas as suas referências de decoração podem ajudar muito no momento de você mostrar o que deseja. Você pode cria-la em sites gratuitos, e posteriormente compartilhar com seu designer.

Mas lembre-se de colocar uma legenda para que o profissional saiba o que você gostou em cada referência, caso contrário ele pode se confundir!