Tubo de ventilação na instalação hidráulica, vaso sanitario

Escrito por

Tubo de ventilação

Problema: Tenho um vaso sanitário (Ideal Standart) que seca a água do sifão em poucas horas.

Já retirei do local, enchi com água e ele ficou dias sem secar. Isso acontece principalmente no verão e deixa o banheiro com um odor nada agradável .

Poderia sugerir o que pode ser feito ?:

 

Tubo de ventilação para descarga

Realmente isso pode acontecer em algumas instalações sim, porém não é muito comum, mas vamos analisar o caso.

Em todo aparelho sanitário, ou seja, aparelhos destinados a recolher as águas servidas, águas estas que utilizamos para a nossa higiene, existe um dispositivo chamado selo hídrico ou fecho hídrico.

Fecho Hídrico: É a camada de água que impede a passagem dos gases e de insetos provenientes das instalações de esgoto, os dispositivos mais comuns a utilizar este fecho hídrico são: as caixas sifonadas, os sifões e os vasos sanitários.

Tubo de ventilação - Desenho do Fecho Hídrico nos Sifões

Desenho do Fecho Hídrico nos Sifões

 

Tubo de ventilação - Desenho do Fecho Hídrico nas Caixas Sifonadas

Desenho do Fecho Hídrico nas Caixas Sifonadas

O vaso sanitário possui um sifão interno, cujo a função é manter uma quantidade de água em sua base para evitar a entrada de gases que derivam das tubulações.

A NBR 8160/99, estabelece que as instalações de esgoto primário, ou seja, as instalações de esgoto e dispositivos onde têm acesso os gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento devem ser dotadas de ventilação, esta ventilação evita a ruptura do fecho hídrico dos desconectores por aspiração ou compressão, e uma das principais funções que é conduzir para a atmosfera os gases produzidos pelos coletores.

Tubo de ventilação - Esquema de Ligação do Vaso Sanitário

Esquema de Ligação do Vaso Sanitário

É bem possível que no seu caso, deve estar ocorrendo este problema de aspiração, onde os gases estão comprometendo o fecho hídrico do vaso sanitário, permitindo assim a entrada de gases produzidos pelo esgoto.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Rodrigo_Amorim