Retorno de esgoto: válvula de retenção que é?Como funciona?

Escrito por

Retorno de esgoto como resolver !

 

Se sua residência é próxima a um rio, ou se o terreno é mais baixo do que o nível da rua, ou mesmo se você reside em lugares propícios a constantes alagamentos, você deve saber bem o que é ver o esgoto da rede pública retornando para o interior da sua casa.

Principalmente nos dias de fortes chuvas, onde o sistema de escoamento das águas pluviais é deficiente, ocasionando alagamentos constantes.

Porém é fácil resolver este problema, de uma forma simples e barata.

Válvula de retenção para esgoto

esgoto valvula retencaoA válvula de retenção para esgoto tem por finalidade impedir o refluxo de esgotos públicos, bem como o acesso de animais (roedores) .

Este material é dotado de anéis de vedação na tampa superior e na portinhola que devem estar posicionados de forma correta para um bom funcionamento.

Sua instalação é simples, porém requer muita atenção, devendo ser feita observando criteriosamente o sentido do fluxo indicado no corpo da peça, de modo que em caso de refluxo, a portinhola tenha sua função de vedação perfeita.

As bolsas horizontais de montagem da válvula possuem virolas para encaixe dos anéis de borracha como as demais conexões da linha de esgoto predial.
São instaladas com a mesma facilidade, bastando acoplar os anéis às bolsas, chanfrar as pontas dos tubos que irão receber a válvula e introduzir os tubos nas bolsas.

Após a inserção do tubo até o final da bolsa é recomendável que se faça um recuo de 5mm de folga para permitir as dilatações do PVC.

A tampa da válvula de retenção de esgoto deve ter seu acabamento nivelado com a superfície do piso e, em alguns casos, é necessário fazer o prolongamento do porta-tampa para se obter o acabamento, retirando o porta-tampa e a tampa e encaixando o tubo prolongador.
Neste caso o prolongamento pode ser feito com tubos prolongadores ou com segmentos de tubos disponíveis no mercado, conforme a altura desejada.

Instale uma Válvula de retenção:

Retorno de esgoto - valvula contra retorno

Esquema de Instalação Predial de Esgoto Sanitário

Retorno de esgoto - valvula

 

Válvula de Retenção DN 100 mm.

Mas se o coletor predial da sua residência tem diâmetros maiores do que 100 mm use a válvula de retenção de esgoto compatível com o diâmetro da tubulação.

Retorno de esgoto - valvula  II

 

 

Existem no mercado  válvulas de retenção para esgoto de diversos tamanhos.

 

Retorno de esgoto - valvula retencao esgoto II

 

 

Válvula de Retenção para Esgoto 100mm Amanco

 

Dicas importantes:

- É necessário limpar periodicamente as caixas de gordura, inspeção e sabão, removendo todo detrito acumulado e lavando as tampas com uma mistura de água e querosene, na proporção de um litro de querosene para cinco litros de água.

- Recomenda-se que seja feita nas caixas (ralos) a dedetização preventiva contra baratas e outros insetos a cada seis meses.

- Faça limpeza periódica, pelo menos 01 vez por mês, nos copos dos sifões (que ficam em baixo da pia), caixas sinfonadas (aquelas que ficam no box’s) e ralos em geral.

video: Instalação de Válvula de Retenção de Esgoto

fonte: Prevcon