VÁLVULA da DESCARGA de COLUNA, como funciona?

Escrito por

 

A Válvula da descarga de coluna !

Problemas com válvulas de descarga de coluna?

Em primeiro lugar é sempre aconselhável instalar uma válvula de descarga em uma coluna de distribuição (tubulação que deriva do reservatório na vertical) de forma isolada, pois, estas válvulas requerem o fornecimento de água com pressão e vazão dimensionadas para o seu uso, como mostra a figura

Válvula da descarga de coluna

Instalação Preferencial de Válvula de Descarga

Cada válvula de descarga tem o seu diâmetro mínimo de entrada e saída, não podendo ser aumentada ou reduzida, isso proporciona o uso correto da peça.

Porém nada impede que a válvula de descarga seja instalada na mesma coluna que alimenta outros pontos de utilização como chuveiro e lavatório, desde que a tubulação esteja dimensionada corretamente, ou seja, com os diâmetros mínimos, estes diâmetros são calculados de acordo com a tabela de pesos de cada ponto de utilização, obtendo assim o diâmetro da coluna de distribuição que alimentará as instalações.

Válvula da descarga de coluna –  Problema:

Instalei duas válvulas de descarga Docol na mesma coluna onde estão instalados um chuveiro e um lavatório, porém as válvulas não funcionam, o que pode estar ocorrendo?

Se imaginar-mos que a tubulação de alimentação tem o diâmetro de 1 1/2” (uma polegada e meia), imagino que o problema não seja dimensionamento.

Penso que a  instalação seja semelhante a instalação abaixo, é claro que com algumas pequenas diferenças de posição e peças.

Instalação de Válvula de Descarga na mesma Coluna de outros Pontos

Válvula da descarga de coluna - esquema

Vamos enumerar o que pode estar acontecendo:

1 – A Válvula de Descarga pode estar com o registro fechado .

A válvula de descarga da marca Docol vem fechada de fabrica, ou seja, ele também funciona como um registro que pode interromper o fluxo de água para o sanitário:

Válvula de descarga Docol

Válvula da descarga de coluna -  docol llVálvula da descarga de coluna -  docol

A válvula de descarga Docol proporciona o fechamento girando a chave de regulagem do registro integrado para a direita e a abertura girando a chave para a esquerda;

OBS: A chave de regulagem vem fechada de fábrica, você deve regular girando-a para a esquerda.
Considerando que a Válvula de descarga Docol dificilmente apresenta problema, acredito que este possa ser o possível problema.

Para que você abra e regule o registro integrado da válvula de descarga é necessário que o eixo esteja travado no encaixe da chave, ou seja, na ponta do eixo há um encaixe que se coloca na posição mais larga da chave e é jogada para o encaixe onde a mesma trava o eixo e assim pode ser feito o processo de fechamento e abertura da válvula.

2 - A tubulação que alimenta o chuveiro e o lavatório pode estar com ar .

Realmente o tipo de instalação como mostrado na figura acima pode apresentar problemas, como profissional da área de hidráulica já presenciei situações em que com o esvaziamento do reservatório superior (caixa d’água), penetram ar nas tubulações e entre a válvula de descarga e os outros pontos formam-se sifões não permitindo a saída do ar, impedindo o funcionamento das válvulas.

Para corrigir, é necessário retirar a última peça, como na figura anterior, seria retirada a torneira do tanque para permitir a saída de todo o ar, para que a válvula funcione.

3 – A altura entre o reservatório e a válvula de descarga.

É muito pouco provável que seja este o problema, pois se fosse, sairia uma quantidade mínima de água e acho que este não é o caso, mas como segurança você deve saber que a altura mínima entre o nível mais baixo do reservatório e a válvula de descarga é de 2,0 metros, como demonstra a figura abaixo:

Coluna D’água Mínima Entre o Reservatório e a Válvula de Descarga

valvula descarga docol