No Feng Shui, técnica milenar chinesa para trazer boas energias para a casa, os espelhos não são usados simplesmente com fins utilitários, como refletir nossas imagens. Ele serve, principalmente, para ativar energias, dobrar o significado daquilo que refletem e, assim, promover a “cura” dos ambientes.

Ele ajuda a emanar o ki (energia vital, também conhecido como chi) de diferentes formas, de acordo com o local aonde são posicionados, redirecionando sua circulação.

A seguir você encontra orientações que independem do uso do baguá.

Como os Espelhos Atuam Segundo o Feng Shui

Para o feng shui, o efeito básico dos espelhos é acelera o fluxo do ki, deixando o lugar mais dinâmico.

feng shuiSe ele reflete paisagens agradáveis, como uma janela que dá para uma floresta, por exemplo, essa energia benéfica se multiplica.

No entanto, se reflete paisagens áridas ou pobres, ou locais como hospitais, lixões ou cemitérios, devem ser colocados em outro lugar, pois é como se o espelho “trouxesse” essas situações para dentro da casa.

Espelhos em varandas, refletindo jardins floridos, são altamente recomendáveis.

Algumas correntes do feng shui, por exemplo, recomendam a instalação de espelhos na sala de jantar, para que a imagem das refeições seja reproduzida e traga fartura.

Se diante de fontes de luz, espelhos ajudam a trazer claridade para cantinhos sombrios, eliminando possíveis problemas energéticos.

Feng Shui: Posicionando Espelhos em Cada Lugar da Casa

É muito comum encontrar portas principais com um espelhinho pendurado do lado de fora. Na verdade aqueles moradoras estão impedindo que o ki entre muito aceleradamente na casa, mantendo maior harmonia dentro do lar.

feng shuiA mesma dica vale para espelhos nos quartos: aqueles que refletem a cama podem levar à inquietude na hora de dormir, gerando insônia e descanso de má qualidade

Nos quartos, o ideal é que o espelho estejam embutidos do lado de dentro das portas  dos armários.

Espelhos na sala de jantar, como já vimos, podem ser uma ótima ideia para gerar prosperidade.

Para potencializar esse efeito, e não restringi-lo apenas às horas das refeições, mantenha sempre uma fruteira ou um vaso de flores no centro da mesa, para serem permanentemente refletidos pelo espelho.

No entanto é importante que o espelho da sala de jantar não reflita as costas de quem está sentado à mesa, pois acredita-se que isso pode gerar conflito entre os presentes.

A solução é evitar espelhos de corpo inteiro. Use-os apenas da metade da parede para cima.

Outras dicas para tornar o lar mais próspero é colocar um pequeno espelho atrás do fogão, que refletirá o fogo (considerado poderoso e canal de riqueza) e a própria comida, gerando abundância.

Espelhos de Uso Corriqueiro

Até mesmo espelhos de fins mais utilitários, como os de banheiros, possuem poderes de acordo com o feng shui.

espelho banheiroUm espelho que é utilizado para se pentear, escovar os dentes ou se maquiar, por exemplo, não pode “cortar” a cabela de quem se olha.

Espelhos de corpo inteiro também devem ser capazes de reproduzir a imagem inteira de quem se olha a uma distância não muito grande.

Não posicione espelhos de modo que reflitam o vaso sanitário, já que é um objeto destinado a dejetos orgânicos que devem ser eliminados pelo corpo e pela própria casa.

Um espelho que reflete a privada acaba de alguma forma conservando tudo aquilo que deveria ir “descarga abaixo”, por assim dizer.

Cuidados com Espelhos no Feng Shui

Mesmo o estado e a qualidade dos espelhos utilizados na casa influem no efeito da energia vital que circula por ela.

feng shuiO ki, por exemplo, pode ficar prejudicado se o espelho estiver quebrado, trincado ou deteriorado, pois “interferem” nas imagens que refletem, gerando energias que não são completamente fiéis à realidade.

Ladrilhos espelhados, da mesma forma, não são indicados pelo feng shui: eles refletem pessoas, objetos e paisagens fragmentadas e distorcidas.

Espelhos fumês – aqueles com acabamento mais escuro, também podem acabar conferindo uma energia menos luminosa ao ambiente. Portanto, evite-os.

Evite, também, posicionar um espelho de frente para o outro: isso pode causar grande confusão da energia vital, tornando o ambiente muito inquieto e angustiante.

Espelhos côncavos e convexos devem ser reservados apenas ao lado de fora da porta de entrada.

E lembre-se: a forma correta de instalar um espelho é colado à parede ou pendurada nela – nunca apoiado no chão. Afinal, isso também contribui para refletir a realidade de uma forma meio torta.

Portanto a regra de ouro é: espelhos novos, em bom estado, pendurados ou colados, inteiriços e sempre limpos!