Uso de Espelhos no Feng Shui

Escrito por

 

No Feng Shui, técnica milenar chinesa para trazer boas energias para a casa, os espelhos não são usados simplesmente com fins utilitários, como refletir nossas imagens.

Ele serve, principalmente, para ativar energias, dobrar o significado daquilo que refletem e, assim, promover a “cura” dos ambientes.

Ele ajuda a emanar o ki (energia vital, também conhecido como chi) de diferentes formas, de acordo com o local aonde são posicionados, redirecionando sua circulação.

Como os Espelhos Atuam Segundo o Feng Shui

Para o feng shui, o efeito básico dos espelhos é acelera o fluxo do ki, deixando o lugar mais dinâmico.

Se ele reflete paisagens agradáveis, como uma janela que dá para uma floresta, por exemplo, essa energia benéfica se multiplica.

No entanto, se reflete paisagens áridas ou pobres, ou locais como hospitais, lixões ou cemitérios, devem ser colocados em outro lugar, pois é como se o espelho “trouxesse” essas situações para dentro da casa.

espelho floresEspelhos em varandas, refletindo jardins floridos, são altamente recomendáveis.

Algumas correntes do feng shui, por exemplo, recomendam a instalação de espelhos na sala de jantar, para que a imagem das refeições seja reproduzida e traga fartura.

Se diante de fontes de luz, espelhos ajudam a trazer claridade para cantinhos sombrios, eliminando possíveis problemas energéticos.

Feng Shui: Posicionando Espelhos em Cada Lugar da Casa

É muito comum encontrar portas principais com um espelhinho pendurado do lado de fora. Na verdade aqueles moradoras estão impedindo que o ki entre muito aceleradamente na casa, mantendo maior harmonia dentro do lar.

A mesma dica vale para espelhos nos quartos: aqueles que refletem a cama podem levar à inquietude na hora de dormir, gerando insônia e descanso de má qualidade.

No quartos, o ideal é que o espelho estejam embutidos do lado de dentro das portas  dos armários.

Espelhos na sala de jantar, como já vimos, podem ser uma ótima ideia para gerar prosperidade.

Para potencializar esse efeito, e não restringi-lo apenas às horas das refeições, mantenha sempre uma fruteira ou um vaso de flores no centro da mesa, para serem permanentemente refletidos pelo espelho.

No entanto é importante que o espelho da sala de jantar não reflita as costas de quem está sentado à mesa, pois acredita-se que isso pode gerar conflito entre os presentes.

A solução é evitar espelhos de corpo inteiro. Use-os apenas da metade da parede para cima.

Outras dicas para tornar o lar mais próspero é colocar um pequeno espelho atrás do fogão, que refletirá o fogo (considerado poderoso e canal de riqueza) e a própria comida, gerando abundância.

Feng Shui e os Espelhos de Uso Corriqueiro

Até mesmo espelhos de fins mais utilitários, como os de banheiros, possuem poderes de acordo com o feng shui.

espelho banheiroUm espelho que é utilizado para se pentear, escovar os dentes ou se maquiar, por exemplo, não pode “cortar” a cabela de quem se olha.

Espelhos de corpo inteiro também devem ser capazes de reproduzir a imagem inteira de quem se olha a uma distância não muito grande.

Não posicione espelhos de modo que reflitam o vaso sanitário, já que é um objeto destinado a dejetos orgânicos que devem ser eliminados pelo corpo e pela própria casa.

Um espelho que reflete a privada acaba de alguma forma conservando tudo aquilo que deveria ir “descarga abaixo”, por assim dizer.