Para atualizar um interior, não é necessário comprar novos móveis ou itens de decoração. A seguir compartilhamos alguns truques comprovados para provar que sim, você pode atualizar o interior usando coisas antigas!
Elimine estereótipos
É perfeitamente normal mobiliar um apartamento não com móveis novos, mas com móveis antigos.
Na França, por exemplo, os jovens que equipam sua primeira casa geralmente não vão às lojas, mas a um mercado, e fazem isso não apenas pelo bem do meio ambiente. Coisas com história são uma expressão de sua posição social e estética.
Use o que já existe
Verifique se você ou seus pais ainda têm uma cômoda antiga, algo trazido de uma viagem ou um belo armário da sua avó?
Use essas coisas no interior – elas formam a identidade da casa, então podem e devem ser passadas de geração em geração.
- Veja também: Como usar espelhos no interior: 10 maneiras
Faça o seu próprio vintage
Agora, muitos designers modernos criam coisas a partir de materiais reciclados, mas ser criativo e fazer algo com suas próprias mãos é ainda mais interessante.
Jeans velhos podem ser tecidos em tapetes, travesseiros e até colchas (felizmente, existem muitos tutoriais no YouTube sobre esse assunto).
Embora não sejam móveis vintage, também são itens de interior com história. E você também pode dizer com orgulho aos seus convidados que você mesmo fez o tapete na sala de estar – uma conquista incomum e, portanto, memorável.
Use coisas antigas mas não polua o espaço
Eu já disse que é viciante? Por isso, é importante não exagerar com coisas velhas.
De vez em quando, algo pode ser doado: itens que você não precisa mais podem parecer um tesouro para alguém e, graças a isso, você liberará espaço para criatividade e novos objetos.
Decore as portas do armário
Em vez de pensar em onde colocar o armário de uma velha avó ou onde comprar um novo barato, compre espelhos.
Devido a eles, as portas chatas do armário mudarão instantaneamente, tornando-se mais elegantes. E os espelhos adicionarão o volume necessário à sala e preencherão o espaço com luz.
Combine cortinas diferentes
Estamos acostumados ao fato de que as cortinas devem ser lisas e com a mesma textura. Mas, na verdade, não é absolutamente necessário.
Combinações de diferentes tecidos e cores criam um efeito completamente inesperado. Esta ideia muito fácil de implementar dá ao quarto um clima próprio e especial.
Mude a aparência de uma geladeira antiga
Com a ajuda de um spray ou fita colorida, a aparência da geladeira pode ser alterada de forma irreconhecível.
Pinte-a com uma cor sólida, faça listras ou de bolinhas, ou cubra-a com uma camada de tinta. Aja – e a geladeira velha se transformará em um objeto de arte!
Use coisas antigas para outros fins
Esqueça os recipientes chatos e os casos de armazenamento típicos. Pense criativo!
Um suporte de sobremesa brilhante pode ser um ótimo pedestal para uma esponja de cozinha e frascos de limpeza e detergentes.
- Veja também: Banheiro rústico: 5 itens essenciais para o estilo
Use coisas antigas no estilo vintage
Confie em si mesmo e escolha o que você sinceramente gosta. Assim você obtém exatamente o seu interior, e não citando as decisões de outras pessoas.
Hoje, a tendência ecologicamente correta se encaixa perfeitamente no estilo vintage, onde as coisas antigas ganham novos significados, nova vida. Não há regras e limites claros, proporções estritas, e não é necessário usar apenas itens retrô – o principal é ser criativo e não ter medo de usar ao máximo itens de interior antigos.
Se você quiser começar a “caça” agora, tente procurar itens de interior vintage na casa de sua amada avó. Preste atenção às coisas dos anos 1950-70 – entre elas você pode encontrar algo especial.
Também vale a pena prestar atenção às cômodas daquela época. Elas serão uma adição brilhante a um interior moderno, ao mesmo tempo em que adicionam um toque de história.
Resumindo tudo isso, vale dizer que não é preciso ter medo da segunda vida. Podemos dar-lhes uma segunda vida, e eles nos dão boas lembranças e novas ideias.