Tipos de Umidade nas Paredes

Escrito por

 

Nem sempre uma infiltração é provocada por um cano quebrado ou pela terra molhada do lado de fora da casa.

Apesar de ser a mais popular de todas, infiltrações por canos furados ou rompidos – ou por aparelhos de ar condicionado com escoamento ineficaz de água, especialmente os split – não são os únicos vilões da umidade.

Conheça outros tipos de fontes de umidade.

Umidade Por Intempéries

umidade intempériesSim: o clima, sozinho, pode provocar diretamente umidade em tetos e paredes.

Se a água da chuva conseguir penetrar nos telhados ou na fachada, é dada a largada para a formação de uma infiltração.

Para evitar, tenha certeza de que as telhas estão bem colocadas e encaixadas. Além disso, instale calhas – ou verifique se as que você já possui estão em bom estado e não se encontram entupidas.

Telhados e calhas, além de tudo, evitam que as paredes externas fiquem molhadas.

Se você mora em edifícios, providencie uma impermeabilização eficiente.

Umidade por Condensação

umidade condensaçãoSe o interior da casa apresenta vapor e este entra em contato com superfícies mais frias, o resultado é a formação de água nos tetos e paredes.

Isso acontece com maior frequência no inverno, quando as residências normalmente estão mais quentes que o lado de fora.

O uso de alguns vaporizadores de ar, mais usados nas estações frias, também podem provocar condensação.

Umidade Ascendente por Capilaridade

umidade capilaridadeA água presente na terra pode acabar umedecendo a parte inferior das paredes da casa – as que estão junto ao solo.

Se existe um lençol freático no terreno e, por conta da sazonalidade ou mudanças climáticas, suas águas estão mais altas, o risco de que a umidade atinja o imóvel é ainda maior.

É possível resolver o problema usando impermeabilizantes e pinturas especiais, ou aplicando revestimentos de madeira tratada ou pedra.

No entanto é fundamental solucionar as causas do problema – caso contrário ocorrerá o “efeito chaminé”, quando a umidade sobe mais alta pelas paredes, acima do revestimento aplicado.

Umidade por Infiltração

umidade infiltraçãoParecida com a umidade ascendente por capilaridade. A diferença é que, ao invés de penetrar pelo chão da casa, a umidade atinge diretamente as paredes.

A umidade por infiltração é frequente em subsolos (garagens, porões) que se encontram abaixo do nível do lençol freático.

Como Solucionar Umidade por Capilaridade ou Infiltração

  • Barreiras Elétricas: existem barreiras por eletro-osmose, que movimenta a água de uma parede porosa para fora através da aplicação de eletrodos de cobre espalhados pela superfície, ligados a um sistema de aço galvanizado na terra. Há também o sistema sem fios, com tecnologia VLF (very low frequency) que inverte a polaridade existente entre o solo e a parede. Sua instalação é simples.
  • Drenos Knapen (Tubos de Arejamento): feito através da introdução de dutos plásticos que produzem ventilação natural. É importante verificar a perfuração, declives e argamassa.
  • Barreiras Físicas: caso parte da superfície tenha desabado por conta da umidade, pode-se colocar argamassa micro-porosa, que promove a secagem da parede permitindo que a água evapore. Em casos mais graves, existe a possibilidade de realizar um corte transversal na parede, inserindo tijolos especiais, lâminas ou injeções de resina com um catalisador de secagem rápida.
  • Barreiras Químicas: a superfície é impregnada com fórmulas repelentes de água, em geral compostos por silicone. O local deve ser impermeabilizado assim que o problema for resolvido.

 

Autoria: Texto elaborado por Joana Coccarelli.