Um espaço com piscina é um desejo que muitas pessoas possuem. Quem não quer ter uma área de lazer no quintal de casa que proporcione a diversão? São diversos modelos oferecidos, correspondendo a diferentes custos e formas de instalações. Para facilitar quem está à procura da piscina perfeita para o seu espaço, separamos os 10 principais modelos para você descobrir qual é o melhor modelo para o seu lar.
1. Piscina Elevada
A piscina elevada é diferente da maioria dos outros modelos por não precisar de nenhuma escavação, ou apenas superficial. O que a torna bem prática na instalação e até barata por não necessitar de mão de obra para a escavação.
Como o próprio nome já indica, ela fica elevada, montada em cima do solo.
Essa piscina possuiu uma profundidade menor do que de outros modelos, o que pode não agradar quem pretende ter uma piscina para mergulhos.
Outro problema é que mesmo tendo um custo menor, a longo prazo, esse modelo pode tornar-se mais cara, já que tem uma degradação mais rápida do que as outras.
2. Piscina de Vinil
Uma opção para quem busca uma piscina que caiba em um orçamento menor é a de vinil.
Esse tipo de piscina utiliza uma estrutura metálica ou plástica e painéis de suporte e uma base de areia.
Ela é forrada com vinil e pode ter uma vida útil de 10 anos, dependendo dos cuidados. Um benefício desse modelo é que ela necessita de menos gastos com produtos químicos por ser menos propicia ao surgimento de algas.
É um material versátil, que pode ser personalizado para diferentes formatos e tamanhos. O vinil também pode ser encontrado em cores e estampas diferentes.
O problema de uma piscina de vinil é sua fragilidade, por ser um material mais barato é preciso um cuidado maior para não perfurar o vinil.
O modelo de vinil necessita de uma troca do revestimento ao longo do tempo.
3. Piscina de Concreto Armado
Esse é o modelo de piscina que permite uma grande personalização do cliente. Qualquer formato, comprimento ou profundidade pode seguir a criatividade do planejador.
O modelo de concreto armado é um dos modelos mais escolhido para quem busca usar a piscina como parte da decoração da casa.
É um modelo muito resistente, que recebe toda uma estrutura de malha férrea nas paredes e no fundo. Essa estrutura traz uma resistência às movimentações de terreno, preservando e mantendo uma durabilidade na construção.
O modelo de concreto armado é resistente, mas pode necessitar de reparos com um certo tempo. É uma construção que é cara e uma das mais longas em relação aos demais modelos.
4. Piscina De Fibra de Vidro
Para quem procura um modelo com um custo mais baixo e com uma instalação rápida, uma opção é a piscina de fibra de vidro.
Por sua superfície lisa, esse modelo não sofre com o crescimento de algas, o que resulta em menos gastos com produtos químicos.
A piscina pode ser enterrada no solo, ou instalada acima do terreno, tornando a obra mais ágil.
O modelo tem uma vida útil de até 15 anos até começar a se deteriorar. Ela também é pré-fabricada, o que limita a possibilidade de personalização do cliente.
Mesmo assim, é possível encontrar alguns diferentes modelos que possa se encaixar com o perfil da casa segundo a oferta do mercado.
5. Com Borda Infinita
Esse é um novo conceito que está ganhando espaço em construções modernas e sofisticadas.
A piscina com borda infinita possuiu um design que permite uma ilusão de que a água não tem limites. A água que é escoada na borda, é recebida por um vão que fica abaixo, fazendo com que a água retorne para a piscina.
É um modelo ideal para um terreno com declive e uma vista panorâmica que favoreça a experiência para os usuários. É um modelo com um custo alto e que necessita de um sistema de filtragem.
6. Piscina de Alvenaria
A piscina de alvenaria possui várias características parecidas com a de concreto. Uma grande diferença é o custo, o modelo com alvenaria tem um valor mais barato, mas assim como a de concreto armado, ela pode ser personalizada com diferentes formas e tamanhos.
Piscina de alvenaria costuma ter o acabamento em vinil, o que possibilita em uma grande gama de opção de cores e estampas.
A vida útil desse modelo é bastante longa, mas ela pode precisar de reparos ao decorrer dos anos, principalmente com rachaduras.
A instalação desse modelo também é longa e precisa de escavação, o que aumenta mais ainda o tempo de serviço.
7. Piscina de Vidro
Essa piscina é uma que possuiu um dos valores mais elevados, e está ao lado da piscina de borda infinita em relação de luxo e sofisticação.
É um modelo mais comum em hotéis e resorts de luxo por ser um modelo que agrega no visual do ambiente.
Uma preocupação que pode surgir sobre esse material é a resistência, já que muitos acreditam que esse seja o material mais frágil para uma piscina. Mas a verdade é que a piscina de vidro sendo instalada da forma correta não apresenta nenhum risco, sendo um dos mais resistentes modelos.
O grande problema do modelo de vidro é seu elevado preço, que faz com que não seja viável a instalação em um terreno para um espaço de diversão.
- Veja também: Decoração em ambientes integrados
8. Piscina de armação
Quem procura uma piscina, mas não está querendo gastar um grande valor, ou fazer uma grande obra em casa, uma opção é investir em uma piscina de PVC.
É um modelo que não necessita de gastos com mão de obra e nem de reparos e tratamento.
Ela também pode servir como uma opção para quem mora em casa alugada, já que a montagem da piscina não é permanente, podendo ser desmontada sempre que necessário.
Outra vantagem, é que esse modelo permite a locomoção, podendo ser montada em diferentes locais.
A profundidade e o tamanho dessa piscina podem ser encontrados em diferentes modelos, para agradar diferentes perfis de consumidor.
Alguns modelos são disponibilizados com filtros e bomba, que ajudam a purificar a água, aumentando sua durabilidade.
A grande desvantagem desse modelo é que ela tem uma durabilidade menor e uma maior facilidade de perfuração e danificação do material.
9. Inflável
A piscina inflável oferece uma facilidade ainda maior do quer a de armação. Se você ficou pensando que a piscina de armação pode ser complicada na hora de montar, então o modelo inflável oferece uma maior facilidade.
Não há necessidade de montar uma estruturação para esse modelo, só é necessário o uso de uma bomba para enchê-la.
Para quem procura diversão, mas não quer ter grandes gastos, o modelo inflável é ideal. Ela serve muito bem para um espaço descontraído e tem um custo bem baixo.
Assim como o modelo de armação, é possível encontrar a piscina inflável em diferentes tamanhos e profundidade, permitido uma diversão em família.
O cuidado é com a montagem da piscina, que no enchimento, precisa estar em uma superfície limpa, sendo o mais ideal coberta por uma lona. O material inflável pode ser facilmente perfurado e deve ter um cuidado para não danificar.
O modelo inflável costuma ser acompanhado por acessórios como bomba, lona de cobertura e kit de reparo. Alguns modelos também possuem filtros para manter a água da piscina limpa.
Entre os principais pontos negativos desse modelo é que ela não serve para mergulhos e natações, é só uma forma de descontrair e se divertir nos dias mais quentes.
A possibilidade de perfuração é grande, principalmente com o mau uso do material, podendo comprometer a função da piscina.
Além do modelo infantil, que é bem popular, a inflável pode ser encontrada para em versões maiores para a diversão dos adultos.
10. Feita de Contêiner
Já pensou em ter uma piscina sustentável usando um material que seria descartado? Essa piscina é a de contêiner, que pode parecer um tanto peculiar, mas possuiu ótimos motivos para ser o modelo escolhido.
O principal ponto dessa piscina é que ela é sustentável, ela usa contêiner que seria descartado.
Esse modelo também possuiu um lado moderno, com acessórios incluídos como lateral transparente e até mesmo divisória para hidromassagem.
O modelo de contêiner pode ser instalada enterrada no solo ou de forma elevada. O custo desse modelo também costuma ser mais baixo em comparação a outros modelos.
Um ponto negativo dessa piscina é que ela não permite uma personalização no seu formato e profundidade, que seguem as medidas do contêiner.
Outro problema do modelo de contêiner é com a degradação do material, que pode sofrer com ferrugens ao ser mal instalada, para evitar esse problema, ela precisa ser instalada em uma superfície plana.
- Veja também: Segredos do interior luxuoso: 6 maneiras de dar ao interior uma aparência cara