Escolher cores é agradável e divertido, mas escolher um esquema certo não passa por seleccionar duas ou três cores de que gostamos e utilizá-las numa decoração.

É necessário harmonizar as cores e saber em que proporções as deveremos utilizar, tendo também em conta, por exemplo, a iluminação que sobre elas incidirá e o dinamismo das próprias cores.

O Círculo Cromático é um instrumento muito importante para se perceber como as cores se relacionam e como as podemos combinar em variados esquemas.

O Círculo Cromático fundamental é baseado nas três cores primárias, vermelho, amarelo e azul e nas composições que dão origem às cores secundárias e terciárias, cuja aplicação racional pode proporcionar decorações que evitam não só o cansaço relativamente às cores escolhidas como a fadiga física e fisiológica provocados por esquemas de cor mal concebidos.

 

– CORES PRIMÁRIAS (A)
As três cores chave para uma primeira composição de outras cores são o vermelho puro, o amarelo puro e o azul puro e não podem ser obtidas por mistura de outras cores, pelo que são denominadas primárias.
Todas as restantes cores podem ser obtidas a partir destas três cores.

– CORES SECUNDÁRIAS (B)
O laranja médio, o verde médio e o púrpura médio resultam da mistura de duas cores primárias em partes iguais.

– CORES TERCIÁRIAS (C)
Da mistura de cores secundárias com cores primárias resultam outras cores, denominadas terciárias:
amarelos esverdeados, púrpuras azulados, amarelos alaranjados, etc.

 

Amarelos  > Laranjas

Os amarelos dão ânimo e alegram qualquer espaço, especialmente onde a luz natural está presente.

Para adicionar um toque contemporâneo, combine amarelos com cores neutras.

Os laranjas podem estimular sensações calorosas e tornar qualquer espaço acolhedor.

Para obter decorações agradáveis e ao mesmo tempo relaxantes, misture os laranjas com cores neutras e para conseguir ambientes dramáticos, combine um laranja pálido com um vermelho forte.

Azuis

São cores revitalizantes, frescas e calmantes, que conseguem dar a sensação de espaço e harmonia à zona decorada.

As novas tendências focam-se em tons marítimos, que podem ser combinados com madeira natural ou tons de café..

Cores pastel

As cores pastel estão sempre na moda na decoração de interiores – criam uma sensação de espaço e uma simples mas moderna sofisticação.

Misture-as em harmonia de cores com castanhos,cinzas, azuis ou verdes seco, para permitir que a cor flua ao longo da zona decorada.