Como Otimizar o Uso do Boiler no Aquecimento Solar e Economizar Energia

Escrito por

Você tem um sistema de aquecimento solar que não esquenta suficientemente a água do boiler. Pior, nos dias mais frios, apenas se a resistência geral estiver ligada 24 horas por dia. O que fazer? Confira nossas dicas do especialista.

Se o aquecimento solar não está dando conta do seu boiler, você vai precisar apelar pra resistência geral contínua, sem interrupções. O resultado será uma conta de energia elétrica muito alta – o que ninguém quer.

Essa insuficiência se acentua nos dias mais frescos exatamente porque a incidência solar é mais branda – e porque, no clima frio, é preciso gerar mais calor para elevar a temperatura da água.

No entanto, o seu sistema de aquecimento solar deveria manter a água no mínimo levemente aquecida no outuno e inverno. Confira algumas soluções.

Verifique a Orientação Norte/ Sul das Placas

Solicite a um profissional qualificado em aquecimento solar a verificação do posicionamento das placas captoras do calor do sol em relação à posição geográfica Norte/ Sul, conforme o fabricante determina.

aquecimento-solar

Verifique o Isolamento do Boiler

Também deve ser verificada a isolação do boiler. Ele deve estar revestido com poliuretano expandido sem CFC, para não agredir a camada de ozônio na atmosfera.

Esse revestimento mantém a água aquecida durante bastante tempo, como se fosse uma garrafa térmica.

Distância entre Coletores e Boiler

A distância dos coletores solares até o boiler é determinante para o bom funcionamento do sistema. Deve-se verificar se essa distância é a mais curta possível.

Quanto maior essa distância, menos quente chega a água ao boiler.

Sobre a Resistência Elétrica Ligada ao Boiler e oTimer

A resistência encontra-se submersa na água dentro do boiler.

A resistência elétrica não deveria estar ligada consecutivamente 24 horas. Afinal, durante o dia, o calor do sol manteria a água aquecida. Se tiver que manter a resistência ligada direta, para que serviria o aquecimento solar?

Se o seu sistema de aquecimento solar for do tipo termosifão, onde a água aquecida fica menos densa que a água fria, acontece então de a água fria empurrar  a água quente, gerando a circulação da água pelos coletores pelo efeito da densidade, para absorver o calor.

Esse sistema é chamado natural.

Quanto ao timer, sistema que liga e desliga a resistência, existem diversas maneiras para se conseguir esse controle.

Uma delas está no artigo Boiler Elétrico: Aquecedor de Água para Casa, com informações precisas sobre o controle eficiente de gastos de energia com a utilização de timer com termostato.

Irá facilitar o funcionamento de seu boiler com consumo efetivo e compatível com a temperatura ambiente de forma. Isso proporcionará água quente com menor custo.
Esse é um tipo de controle manual por utilização do termostato.

Fotocélula Auxilia no Aquecimento da Água por Energia Solar

Outra solução é a utilização de uma fotocélula acionando a bobina de comando de uma contatora. Esta aciona a resistência só ao anoitecer.

Essa fotocélula é a mesma utilizada para acender as lâmpadas nos postes que existem em todas as ruas para iluminação pública, sendo portanto um sistema completamente automático.

Esse processo também pode ser utilizado, pois um bom profissional eletricista instalaria esse circuito de comando elétrico da resistência por um preço compatível no mercado.

Outra solução já patenteada é o boiler por microcontrolador eletrônico.